Rio Sono lidera ranking do Previne Brasil no Tocantins no 1º quadrimestre de 2025

por Wenina — 08/06/2025 às 16:30 — em Cidades, Destaques

Município conquista o 1º lugar entre as cidades tocantinenses pelo segundo ano consecutivo

Rio Sono continua se destacando no cenário da saúde pública, conquistando posição de destaque no ranking dos indicadores do Programa Previne Brasil. No 1º quadrimestre de 2025, o município alcançou nota máxima, e ficou novamente em 1º lugar no Tocantins — uma conquista que evidencia o avanço na qualidade da Atenção Primária à Saúde, tanto no Estado quanto na região do Jalapão.

O Previne Brasil, programa do Governo Federal, avalia o desempenho da Atenção Primária nos municípios brasileiros e estabelece critérios técnicos que impactam diretamente no repasse de recursos à saúde. Com este resultado, Rio Sono consolida-se como referência estadual e regional na oferta de serviços essenciais à população.

A secretária de Saúde, Tálita Lira, comemorou o resultado e destacou o papel da equipe técnica e da gestão municipal. “Essa conquista é fruto do trabalho árduo de uma equipe dedicada e de uma administração que coloca a saúde e o bem-estar dos moradores como prioridade máxima. Estamos conquistando cada vez mais avanços. Agradeço a toda equipe da Secretaria e à prefeita Valdéia Martins, que, sem dúvida, está fazendo um grande trabalho pela cidade”, ressaltou.

A prefeita Valdéia Martins também celebrou a conquista e reforçou o compromisso da gestão. “Os resultados dessas iniciativas no primeiro quadrimestre de 2025 são notáveis. Nosso compromisso é continuar investindo e aprimorando a qualidade do atendimento à população”.

O Previne Brasil adota um novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, baseado em captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivos a ações estratégicas. A avaliação é feita quadrimestralmente e considera sete indicadores:

Com mais essa conquista, Rio Sono alcança pela segunda vez consecutiva o 1º lugar no ranking do Previne Brasil — a anterior foi no último quadrimestre de 2024. Assim, a gestão reafirma seu compromisso com a saúde pública de qualidade e com a valorização da Atenção Primária como porta de entrada do SUS.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros prepara grande festa para celebrar 35 anos de emancipação

A Capital do Jalapão comemora 35 anos com música, esporte e momentos...

Segurança, cultura e proteção infantil: Palmas mobiliza gestão para o Carnaval 2026

Ações integradas entre forças de segurança, saúde e assistência social garantem folia...