Mais Médicos envia 33 profissionais para reforçar atendimento no Tocantins

por Jornal Folha do Jalapao — 10/07/2025 às 08:59 — em Destaques, Estado

Profissionais fazem parte de nova etapa do Mais Médicos, que selecionou mais de 3 mil médicos para atuar em municípios com maior vulnerabilidade social em todo o país

O Tocantins passa a contar com o reforço de 33 médicos selecionados na etapa mais recente do Programa Mais Médicos, que tem como objetivo ampliar a assistência na atenção primária em regiões com menor cobertura. A iniciativa do governo federal destinou 3.173 profissionais a 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todo o país. O edital teve mais de 45 mil inscritos, número recorde desde a criação do programa.

Desde o dia 2 de julho, profissionais formados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a ser encaminhados aos locais de atuação. Já os médicos brasileiros com diploma obtido no exterior deverão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento voltado à preparação para situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões designadas.

Os médicos vinculados ao programa atuam na Atenção Primária à Saúde, com participação no processo de encaminhamento de pacientes para serviços de média e alta complexidade. A proposta é integrar o trabalho dos profissionais por meio do prontuário eletrônico e de fluxos assistenciais com foco na redução do tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

“São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais, proporcionando oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Distribuição de vagas

A distribuição das vagas seguiu dados do estudo Demografia Médica 2025, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira (AMB), que analisou a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões brasileiras.

O edital priorizou localidades com menor presença de profissionais de saúde, concentrando a maior parte das vagas em municípios de pequeno porte (75,1%), seguido por cidades de médio porte (11,1%) e de grande porte (13,8%).

O Programa Mais Médicos presta assistência a mais de 63 milhões de pessoas em todas as regiões do país. A meta é alcançar 28 mil profissionais. Atualmente, cerca de 24,7 mil médicos estão em atuação em 4,2 mil municípios, o que corresponde a uma cobertura de 94% do território nacional. (Fonte JornalOpção)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Aparecida abre temporada de praia com Fest Verão 2025 neste domingo, 13 de julho

Município se prepara para receber moradores e visitantes com uma temporada de...

Novo Acordo promove corrida de rua e ciclismo e valoriza atletas locais com premiação em dinheiro

Atividades reuniram 37 atletas e premiaram os vencedores com valores em dinheiro;...