Em São Félix, 50 estudantes iniciam graduação em Turismo Patrimonial pela UFT

por Jornal Folha do Jalapao — 08/08/2025 às 11:11 — em Cidades, Destaques

Prefeito Gercimar Xavier participou da Aula Magna e desejou boa sorte aos alunos que aproveitaram a oportunidade de obter o diploma de nível superior

O Jalapão vem ganhando cada vez mais destaque graças aos resultados positivos obtidos por meio de investimentos em qualificação profissional. Um novo e importante passo foi dado com o início da graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental, ofertada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no município de São Félix. A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira,7, reunindo autoridades locais, representantes da UFT e os 50 estudantes da região, que compõem a primeira turma do curso.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo do Estado, e UFT, com apoio da Prefeitura de São Félix, o curso marca a primeira vez que a UFT oferece uma graduação presencial fora do campus da instituição. A iniciativa tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar na gestão e operação do turismo, uma das principais atividades econômicas da região.

Como apoio ao projeto, a Prefeitura de São Félix está oferecendo hospedagem aos professores que lecionarão no curso. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Gercimar Xavier, acompanhado da primeira-dama Imelda Xavier, ressaltou a importância da qualificação para fortalecer o turismo local.

“Desejo sucesso aos alunos do curso de Turismo Cultural e Socioambiental e agradeço à Secretaria de Estado do Turismo do Tocantins e à UFT por viabilizarem essa formação aqui no nosso município. É muito significativo contar com um curso superior no coração do Jalapão, capacitando profissionais e valorizando nossas potencialidades. Reafirmo também nosso compromisso com a UFT, por meio do termo de cooperação que garante o suporte necessário para sua atuação em São Félix”, afirmou.

A aula magna contou com a presença do professor Dr. Kleber Abreu, superintendente de Comunicação da UFT, que representou o reitor, professor Dr. Luís Eduardo Bovolato. Também participaram a professora Drª Ana Cláudia Macedo Sampaio, coordenadora do curso em São Félix, e a secretária-executiva de Turismo, Jocélia Costa, representando o secretário Hercy Filho. Estiveram ainda presentes secretários municipais, vereadores e empresários locais.

A palestra de abertura foi ministrada pela pesquisadora Drª Aaria Antônia Valadares de Souza, que abordou o tema: “Áreas protegidas, turismo e conflitos ambientais: o caso do Parque Estadual do Jalapão”.

Formação com foco em desenvolvimento sustentável

Com duração de dois anos e meio, a graduação visa à formação humana e à promoção do desenvolvimento sustentável, unindo crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Além de oferecer formação técnica de excelência, o curso fortalece a capacidade de atendimento especializado à crescente demanda turística do Jalapão, beneficiando diretamente os moradores da região que atuam no setor.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé espera reunir milhares de pessoas a partir deste sábado, 14

Na primeira noite, Juninho Cassimiro, Guilherme Sá e Jullyani Souza estão entre...

APARECIDA: Escola Municipal Luza Machado é premiada pelo Governo do Estado por meio do Profe

Incentivo do Governo do Estado premia escolas que se destacaram no desempenho...