Formação intersetorial da Prefeitura de Palmas aborda Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

por Jornal Folha do Jalapao — 16/08/2025 às 08:13 — em Cidades

Encontro reuniu gestores e técnicos na tarde desta quinta-feira, 14

Profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde participaram, na tarde desta quinta-feira (14), da 1ª Formação Intersetorial da Comissão Intersetorial de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), da Prefeitura de Palmas. O evento foi realizado no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais.

Segundo a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, o objetivo do encontro foi promover maior integração, alinhamento e qualificação das equipes, fortalecendo a rede de atendimento voltada a crianças e adolescentes que cometeram atos infracionais. “Neste encontro, priorizamos a participação dos técnicos da Educação, tanto do município quanto do estado, para fortalecer a articulação entre as políticas e aprimorar o atendimento”, destacou.

O pedagogo do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Luís Carlos Barbosa da Silva, ressaltou que a formação das equipes técnicas interdisciplinares têm aberto novos caminhos para um trabalho mais articulado. “Essas reuniões ampliam o conhecimento dos servidores de diferentes áreas sobre o funcionamento das medidas socioeducativas, sobre quem são os adolescentes em conflito com a lei e como podemos oferecer um atendimento mais efetivo”, afirmou.

Para a técnica de Apoio Intersetorial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ângela Roberta Felipe Campos, é essencial que o trabalho com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas envolve não apenas os órgãos públicos, mas também a comunidade e as famílias. “Todos os atores sociais precisam se comprometer, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários para que esses adolescentes consigam retomar suas vidas com uma nova perspectiva”, enfatizou.

Base legal

A Comissão Intersetorial de Políticas Públicas (CIPP) foi instituída pelo Decreto nº 1.675, de 19 de dezembro de 2018, e é composta por representantes da Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Educação.

Entre suas atribuições estão:

A CIPP atua de forma integrada para garantir a efetividade das políticas públicas, assegurando respostas rápidas e alinhadas às necessidades das famílias e indivíduos atendidos.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

APARECIDA: Escola Municipal Luza Machado é premiada pelo Governo do Estado por meio do Profe

Incentivo do Governo do Estado premia escolas que se destacaram no desempenho...

Mobilização contra trabalho infantil será realizada durante Palmas Capital da Fé 2026

Ações estratégicas buscam prevenir violações de direitos e sensibilizar população A Prefeitura...