Com alerta de baixa umidade, Defesa Civil orienta população a adotar cuidados extras

por Jornal Folha do Jalapao — 19/08/2025 às 15:22 — em Geral

Alerta do Inmet é válido até às 20 horas desta terça-feira, 19; neste período, população deve adotar cuidados extras, como hidratação, proteção e prevenção contra queimadas

A Defesa Civil, órgão ligado a Guarda Metropolitana de Palmas, orienta a população a adotar cuidados extras em função de alerta para baixa umidade relativa do ar na Capital e região emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e válido até as 20 horas da terça-feira, 19. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial.

As orientações foram elaboradas em função do boletim meteorológico, que prevê que a umidade do ar deve variar entre 30% e 20%, índices que apresentam baixo risco de incêndios florestais e à saúde, porém, podendo variar durante o intervalo de tempo de seca. Essa condição é comum durante o período de estiagem da Capital, quando as temperaturas chegam a até 35°C, com céu claro e sem previsão de chuvas. Nessa circunstância, o risco de ressecamento das mucosas e agravamento de doenças respiratórias, além das queimadas, são agravados.

Entre as medidas de prevenção à desidratação estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, usar chapéus e protetor solar, além de umidificar os ambientes. Também é importante não atear fogo em terrenos baldios nem descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Aprendizagem profissional abriu portas para 70 mil jovens no primeiro semestre de 2025

Número representa alta de 18,6% em relação a 2024 e reafirma a...

Um Novo Jalapão: Planejando Juntos o Futuro do Nosso Maior Tesouro Natural

Por Marcello de Lima Lelis – O Jalapão vive um momento decisivo....