SANTA TEREZA: Meio Ambiente reforça ações contra queimadas com palestra e plantio de mudas

por Jornal Folha do Jalapao — 17/09/2025 às 09:38 — em Cidades, Destaques

Ação foi realizada na Escola Municipal Horácio José Rodrigues, na Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, sensibilizando os alunos para a prevenção de queimadas

O período de estiagem tem castigado o Tocantins há cerca de quatro meses, o que, além de gerar desconforto para a população, aumenta consideravelmente o risco de queimadas. A vegetação seca, os ventos fortes e as altas temperaturas deixam a natureza ainda mais suscetível ao fogo , além das ações humanas, que muitas vezes são irresponsáveis ou negligentes. Diante disso, a Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensificou neste mês as ações de prevenção à destruição ambiental.

Na semana passada, uma das iniciativas foi realizada na escola da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira. Na quinta-feira, 11, foi promovida uma palestra voltada aos alunos da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, com foco na conscientização sobre a prevenção de queimadas e incêndios florestais. O tema foi apresentado pelo coordenador da Defesa Civil do município, Lucas Ribeiro.

Além da palestra, os estudantes participaram do plantio de mudas às margens do Córrego Brejo Grande, com o apoio da Brigada PrevFogo e da Brigada Municipal. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Neliana Pinto, há atualmente uma grande preocupação com o avanço das queimadas na região.

O planeta em que vivemos está passando por mudanças climáticas, e essas transformações são, com certeza, reflexo de atitudes humanas. Por isso, é fundamental trabalhar a conscientização sobre os fatores que impactam o meio ambiente. A Educação Ambiental é essencial desde a infância até a fase adulta. Acredito que, com simples hábitos, cada pessoa pode contribuir significativamente para a preservação do nosso planeta”, explicou.

Assim, a Prefeitura de Santa Tereza contribui de forma efetiva para a preservação ambiental e a redução dos riscos de queimadas. Ao envolver estudantes e a comunidade em ações práticas e educativas, o município promove a conscientização e incentiva o cuidado com a natureza, despertando um senso de responsabilidade ambiental desde cedo.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...