APARECIDA: Equipe da Saúde realiza 8ª edição do Dia da Saúde do Homem com atendimentos e orientações

por Jornal Folha do Jalapao — 26/09/2025 às 08:59 — em Cidades, Destaques

Ação reuniu 22 participantes na UBS, com palestra sobre o Setembro Amarelo e os perigos da automedicação, além de atendimentos com equipe multidisciplinar

Com o objetivo de conscientizar e incentivar os homens a cuidarem melhor da própria saúde, a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite desta quarta-feira, 24, a 8ª edição do “Dia da Saúde do Homem”. Os atendimentos que fazem parte do calendário mensal de atenção à saúde masculina no município, buscam enfrentar a resistência ainda comum entre os homens em procurar atendimento médico preventivo.

Os agendamentos são realizados por meio dos Agentes Comunitários de Saúde. Os interessados devem entrar em contato com o agente responsável por sua área para verificar a disponibilidade e garantir sua vaga nos atendimentos oferecidos.

A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) e contou com a participação de 22 homens, que receberam atendimentos e orientações de uma equipe multidisciplinar. A força-tarefa envolveu dois médicos, dois dentistas, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, duas recepcionistas, além das equipes de regulação, farmácia e todos os agentes comunitários de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde foi representada pela secretária Carmelita Tavares, acompanhou os atendimentos ao lado da diretora de Saúde, Marilene Lima.

Antes dos atendimentos, os participantes acompanharam uma palestra educativa com foco na campanha “Setembro Amarelo”, voltada à valorização da vida e prevenção ao suicídio. Também foram abordados os riscos da automedicação, alertando os presentes sobre os perigos de consumir medicamentos sem orientação médica, prática ainda comum e potencialmente prejudicial à saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Carmelita Tavares, a iniciativa tem como principal objetivo alcançar os homens que, devido à rotina de trabalho ou outros compromissos diários, não conseguem comparecer à unidade de saúde durante a semana. “É uma forma de aproximar esses pacientes dos serviços de prevenção e cuidado, promovendo saúde de maneira acessível e eficaz”, destacou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...