Prefeitura de Mateiros promove caminhada de conscientização pelo Setembro Amarelo

por Jornal Folha do Jalapao — 29/09/2025 às 08:24 — em Cidades, Destaques


Com o tema “Juntos somos mais fortes”, caminhada promovida pela Prefeitura de Mateiros mobiliza comunidade em um ato de conscientização sobre a importância da saúde mental, da valorização da vida e da prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Fotos: Wilan Machado _

A cidade de Mateiros foi palco de uma caminhada em prol da valorização da vida, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, 25. A ação fez parte da campanha Setembro Amarelo e teve como lema “Juntos somos mais fortes”. A mobilização percorreu as principais avenidas do município, reunindo participantes na praça da Prefeitura e seguindo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Rei, onde foi encerrada.

Profissionais da saúde, servidores municipais, estudantes, moradores e representantes da Polícia Militar se uniram na mobilização, contribuindo para a segurança e o bom andamento do percurso. Vestidos com coletes amarelos, com balões e faixas com frases de incentivo, os participantes chamaram a atenção da população para a importância de cuidar da saúde mental e promover a valorização da vida.

Estudantes da rede municipal de ensino também marcaram presença na caminhada. Acompanhados por seus professores, eles carregaram cartazes com mensagens de apoio à vida, evidenciando o compromisso da escola com a educação formal e com a formação cidadã e emocional dos alunos.

Durante a caminhada, profissionais da saúde e representantes da gestão municipal aproveitaram a oportunidade para compartilhar mensagens de incentivo e conscientização. Em falas breves, reforçaram a importância de tratar abertamente sobre saúde mental, combater o estigma em torno do tema e promover ambientes mais acolhedores.

Foi destacado ainda o papel do poder público na criação de políticas e ações que garantam o acesso à escuta qualificada, ao acompanhamento psicológico e ao fortalecimento das redes de apoio. O momento foi marcado por empatia, compromisso coletivo e o reforço da mensagem central da campanha: a vida importa e precisa ser cuidada todos os dias.


A primeira-dama Ana Cláudia também participou da mobilização e frisou sobre a importância de falar sobre saúde mental de forma aberta e acolhedora. “Precisamos entender que todos nós, em algum momento, podemos precisar de apoio. Falar sobre os nossos sentimentos, buscar ajuda e estar disponível para ouvir o outro pode salvar vidas. Essa caminhada é um passo simbólico, mas muito significativo, para lembrarmos que ninguém está sozinho”, concluiu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...