APARECIDA: Jeapro é encerrado com entrega de 700 medalhas e recorde de participantes

por Jornal Folha do Jalapao — 29/09/2025 às 11:49 — em Cidades, Destaques

Programação esportiva reuniu educação, alegria e incentivos aos estudantes, promovendo a integração da juventude de Aparecida do Rio Negro. Foram quatro dias de jogos, com início na primeira corrida de rua noturna pelas ruas da cidade.

De 24 a 27 de setembro, a população de Aparecida do Rio Negro viveu dias intensos de muito esporte e alegria. Especialmente os estudantes tiveram a oportunidade de participar dos Jogos Estudantis do Município (Jeapro) com muita garra e com muita torcida também. Foram entregues 700 medalhas, além de troféus, a todos os públicos, desde estudantes da educação infantil ao ensino fundamental, além da comunidade externa.

Os jogos começaram na quarta-feira, 24, reunindo um grande público na Praça José Eurico Costa para o 1º Night Run Paris, corrida noturna que atraiu centenas de pessoas de diversas cidades para correr pelas ruas de Aparecida. A partir daí, diversas modalidades foram disputadas: brincadeiras com crianças de 3 a 6 anos de idade; judô, futsal, ciclismo, zumba, corrida, beach tennis, truco, arremesso de peso, xadrez, dama, vôlei e futevôlei.

O secretário municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Cultura, Fhilipe César, disse estar satisfeito com esta edição dos jogos. “Esse é um evento que acontece desde 2017, criado pelo professor Alexandre durante a segunda gestão do prefeito Deusimar Amorim. Os jogos de hoje são fruto desse trabalho. Atualmente, o evento é lei municipal, ou seja, todos os prefeitos precisarão realizá-lo, o que garante sua continuidade. O evento foi maravilhoso! Tivemos a primeira corrida noturna, que contou com mais participantes de fora do que da própria cidade. Isso mostra o alcance e o potencial que temos. Acreditamos que no próximo ano será ainda melhor. O evento superou nossas expectativas”, comentou.

Fhilipe destacou que a comunidade participou ativamente. “Todos os jogos foram incríveis e mostraram que, aqui em Aparecida, temos muitos talentos na área esportiva. Em todas as modalidades tivemos descobertas importantes: jovens, adultos e crianças mostrando seu potencial. Foram três dias incríveis de esporte, energia positiva e integração. Todo mundo gostou! E, para fechar com chave de ouro, tivemos o encerramento com o DJ Cella, na praça. Nós acreditamos no esporte. Acreditamos na atividade física. Porque o esporte salva vidas. O esporte ajuda pessoas a saírem da depressão, aumenta a autoestima e contribui para o crescimento pessoal. O esporte transforma. Ele eleva, fortalece e nos ajuda a evoluir como pessoas, como seres humanos”, completou.

Quem também avaliou positivamente a programação foi o secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira. “A criação do Jeapro representa um importante avanço na promoção do intercâmbio social e esportivo entre a juventude, contribuindo significativamente para a integração e formação de jovens atletas por meio do esporte escolar em nossa cidade. Além disso, ao despertar o interesse pelo ideal olímpico, o programa incentiva valores fundamentais como disciplina, respeito e superação”, frisou.

Alexandre ressaltou a importância dos jogos para o município e do incentivo ao esporte como um todo. “Outro ponto positivo é a instituição das Paraolimpíadas Escolares Municipais, que promovem a prática do esporte adaptado para alunos com deficiência da rede pública municipal, fortalecendo a inclusão social e ampliando as oportunidades de participação esportiva para todos. No entanto, é fundamental garantir recursos e infraestrutura adequados para que esses objetivos possam ser plenamente alcançados e beneficiar efetivamente a comunidade escolar”, evidenciou.

Os jogos reuniram estudantes, atletas, torcidas e até as famílias em torno do esporte. Estádio, quadra, praça e salas de aula tornaram-se palco das disputas que levaram aos alunos o espírito de competição saudável, além de conhecimentos, técnica e disciplina.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...