Prefeitura de Mateiros realiza audiência pública do PPA Participativo para ouvir prioridades da população

por Jornal Folha do Jalapao — 02/10/2025 às 08:34 — em Cidades, Destaques

Prefeito Jesy Vieira destacou importância de ouvir a comunidade; primeira-dama Ana Cláudia também participou ativamente ao lado de secretários municipais e vereadores

Apresentar e ajustar o planejamento da gestão municipal com base nas prioridades apontadas pela população foi o objetivo da Prefeitura de Mateiros ao promover uma importante audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, reunindo representantes da comunidade, vereadores, secretários municipais e lideranças locais. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 30.

A audiência faz parte do processo de construção do Plano Plurianual – PPA Participativo, um instrumento que orienta as ações da administração pública para os próximos quatro anos. O evento contou com a presença do prefeito Jesy Vieira, acompanhado da primeira-dama Ana Cláudia, e foi conduzido com apoio da equipe técnica da Prefeitura.

Durante a abertura, o prefeito Jesy Vieira destacou a importância da participação popular para a construção de políticas públicas que realmente atendam às necessidades da população.“Agradeço a presença de todos os vereadores, secretários, servidores e principalmente da comunidade. A gente sabe que o prefeito sozinho não consegue fazer tudo. Por isso, ouvir a população é essencial para que possamos construir uma gestão eficiente e participativa”, disse o prefeito.

PPA

O Plano Plurianual é um documento que orienta os investimentos da Prefeitura ao longo de quatro anos. Ele é elaborado com base no plano de governo do prefeito eleito, nas demandas locais e também nas propostas discutidas com a comunidade, como aconteceu na Convenção da Cidade, realizada anteriormente em Mateiros.

O secretário municipal de Controle Interno, Pablo Matos, explicou que o encontro serve para verificar se as propostas e projetos incluídos no plano estão de acordo com as prioridades da comunidade.“O PPA acontece a cada quatro anos. Essa audiência pública é feita com base no PPA que a gestão já elaborou, a partir do plano de governo, da convenção da cidade e das demandas já conhecidas da população. O objetivo agora é verificar se essas prioridades estão contempladas no plano. Se houver algo de relevante que ainda não entrou, a gente ajusta e inclui no PPA”, explicou Pablo.

O secretário também lembrou que a audiência pública é uma exigência do Tribunal de Contas, que orienta os municípios a ouvirem a população antes do envio das peças orçamentárias ao Legislativo. “Depois dessa etapa, o PPA, junto com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), são enviados à Câmara Municipal como projetos de lei. Os vereadores analisam, discutem e aprovam, garantindo que o orçamento do município esteja alinhado com as reais necessidades da população”, completou Pablo.

Participação ativa da comunidade

Representantes de diversos setores da comunidade compareceram ao encontro, levando sugestões e propostas para os próximos anos. A primeira-dama Ana Cláudia também esteve presente e acompanhou atentamente as falas da comunidade, reforçando o diálogo aberto entre a gestão e a população.

Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Domingos Alves, secretário municipal de Administração Albenair Batista, secretário de turismo e meio ambiente Marcelo Lima, secretária de Saúde Josiene Carvalho, secretária de Educação Elmiria Cavalcante, e, secretário de Agricultura, Sebastião Carvalho.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...