Vereadores de Palmas aprovam alteração do nome da Avenida Teotônio Segurado para ‘Siqueira Campos’

por Jornal Folha do Jalapao — 02/10/2025 às 08:49 — em Cidades

Projeto de lei homenageia fundador do Tocantins e idealizador de Palmas; medida ainda depende de sanção do Executivo

Os vereadores de Palmas aprovaram um projeto de lei que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Siqueira Campos. O trecho percorre a cidade de Norte a Sul, sendo a principal avenida da capital. O projeto ainda deve passar por avaliação do executivo do município, mas a Prefeitura de Palmas já anunciou que a lei será sancionada nos próximos dias em ato oficial.

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (1º) e tinha sido apresentado na Câmara Municipal em junho de 2025. A lei nº 1611, de 07 de maio de 2009, sancionada pelo então prefeito Raul Filho, mudou o nome da Teotônio para avenida Governador Siqueira Campos. Na época, a alteração não foi realizada por causa de uma lei federal que proíbe, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bens públicos.

Em 2023, após a morte de José Wilson Siqueira Campos, o município anunciou que iria analisar a possibilidade de aplicar a lei de 2009Porém, esse texto foi revogado no documento aprovado pela Câmara, para que a nova lei seja sancionada.

Segundo o documento assinado pelos vereadores, a alteração do nome da principal avenida de Palmas é uma forma de “gratidão e reconhecimento” ao ex-governador do Tocantins. No texto do projeto, os parlamentares ainda destacam que Siqueira é pai do atual prefeito de Palmas e que isso “reforça a continuidade de seu legado político”.

O político é lembrado como uma grande personalidade na história tocantinense, por estar diretamente ligado à criação do estado. Siqueira morreu após uma infecção generalizada, em decorrência de um câncer de próstata, no dia 4 de julho de 2023.

Visivelmente emocionado, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, relembrou que a proposta de batizar a principal avenida de Palmas com o nome de seu pai nasceu ainda em vida do ex-governador. “Esse projeto foi discutido quando meu pai ainda estava entre nós. Ele recebeu a homenagem com muito orgulho, mas pediu que fosse efetivada apenas depois da sua partida. E que caberia ao prefeito de Palmas, naquele momento, ter a honra de sancionar essa lei”, contou.


O prefeito destacou a carga simbólica do destino tê-lo colocado justamente na posição de sancionar a homenagem. “É algo que me toca profundamente. Depois de tantos anos, sou eu quem tem a missão de cumprir o pedido dele. Coube a mim, não apenas como filho, mas como gestor da cidade que ele sonhou e construiu, efetivar esta homenagem eterna. É uma emoção indescritível”, afirmou.


A data da aprovação também traz consigo outro simbolismo. Em 1º de outubro se comemora o Dia do Vereador, função que marcou o início da vida pública de Siqueira Campos, eleito vereador em Colinas de Goiás entre 1965 e 1967. Anos mais tarde, ele se tornaria governador e conduziria a criação do Estado do Tocantins, tornando-se seu maior líder político.


Eduardo ressaltou ainda que a homenagem não apaga a memória de Joaquim Teotônio Segurado, figura histórica que também marcou a lutapela construção do Tocantins. A sede do Poder Executivo Municipal, o Paço Municipal, leva o nome de Teotônio Segurado, perpetuando seulegado na capital.

(Com informações do G1-TO e Gazeta do Cerrado)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...