Santa Tereza fortalece parcerias em Palmas para ampliar a Rede de Proteção à Mulher

por Jornal Folha do Jalapao — 06/10/2025 às 15:08 — em Cidades, Destaques

Integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher realizaram visitas à Secretaria de Estado da Mulher, Casa da Mulher Brasileira e Instituto 18 de Maio

Em uma agenda estratégica para estreitar laços e alinhar ações com instituições voltadas à proteção dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes, na semana passada, a equipe da Secretaria de Assistência Social e da Mulher de Santa Tereza do Tocantins, esteve na capital, Palmas, realizando uma série de visitas institucionais. O secretário, Neyholam Costa, juntamente com a diretora da Mulher, Georgia Maceda, e a técnica da Proteção Social Especial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Santa Tereza, Hellen Cristine, integraram a comitiva do município.

O roteiro de visitas incluiu três importantes instituições: a Secretaria de Estado da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira e o Instituto 18 de Maio. Segundo o secretário Neyholam, a proposta da visita foi proporcionar à nova equipe da Diretoria da Mulher uma imersão na rede estadual de atendimento e proteção, além de apresentar oficialmente as servidoras aos parceiros da capital.

“Como já tenho uma trajetória nessa área, tive a iniciativa de levar a nossa equipe para conhecer de perto os serviços e os profissionais que já atuam conosco em parceria. O foco maior da visita foi a proteção dos direitos da mulher, embora tenhamos também discutido aspectos sociais e de saúde. Nosso objetivo foi fortalecer a rede e preparar a equipe para os desafios do município”, destacou o secretário.

Visitas

A primeira visita foi à Secretaria de Estado da Mulher, onde a comitiva foi recebida calorosamente pela gerente de Políticas Temáticas Weslânia Glênia Lustosa Gama e pela diretora de Enfrentamento à Violência, Dra. Tays Ferreira Pinheiro Carminati. Durante o encontro, foi realizada a apresentação da nova equipe da Diretoria da Mulher de Santa Tereza, seguido de um importante alinhamento das ações conjuntas.

Outro ponto de destaque foi a criação da Ouvidoria da Mulher de Santa Tereza, um canal especializado que oferecerá escuta qualificada, acolhimento e encaminhamentos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Um servidor da Diretoria será capacitado para essa função, garantindo o atendimento humanizado no município.

Em seguida, a equipe visitou a Casa da Mulher Brasileira, espaço de referência em atendimento multidisciplinar às mulheres com direitos violados. A unidade já é parceira de Santa Tereza e tem prestado acolhimento e suporte em casos encaminhados pelo município.

Na ocasião, o grupo foi recepcionado pelo Delegado Dr. Fábio Simon, reconhecido defensor dos direitos das mulheres, que reafirmou seu compromisso com a população feminina de Santa Tereza. A estrutura da Casa oferece atendimentos jurídico, psicológico, assistencial e conta até com Delegacia da Mulher, proporcionando um suporte completo e humanizado.

Fechando a agenda, a comitiva esteve no Instituto 18 de Maio, um centro de atendimento multiprofissional a crianças e adolescentes vítimas de violências. Apesar de atender ambos os sexos, a visita reforçou a atenção às meninas, especialmente em situações que exigem ações articuladas com a Rede de Proteção.

Segundo Neyholam, o Instituto é um “braço forte da rede de serviços de proteção, que já atua há anos em parceria com Santa Tereza, realizando atendimento psicológico, assistencial e jurídico, sempre com foco na escuta humanizada. Com essa rede fortalecida e nossa equipe mais preparada, queremos garantir que nenhuma mulher fique sem amparo. A ideia é que a Diretoria da Mulher seja um espaço de acolhimento real, escuta ativa e garantia de direitos”, finalizou o secretário.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Santa Tereza participa de formação para fortalecer atuação dos conselheiros tutelares

Capacitação reuniu representantes de mais de 40 municípios tocantinenses para aprimorar conhecimentos...

Festival Gastronômico de Taquaruçu impulsiona economia do distrito e movimenta setores de Palmas

Reconhecido como um dos maiores festivais gastronômicos da Região Norte do País,...