APARECIDA: Com foco no ICMS Ecológico, Prefeitura realiza capacitação e oficina para equipe técnica

por Jornal Folha do Jalapao — 10/10/2025 às 08:03 — em Cidades, Destaques

Capacitação fortalece ações ambientais em Aparecida do Rio Negro com foco no ICMS Ecológico

Comprometida com o fortalecimento das políticas ambientais e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro realizou, nesta quinta-feira, 9, uma importante capacitação técnica e oficina ambiental voltadas à melhoria dos indicadores do ICMS Ecológico. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniu servidores e técnicos de diversas áreas da administração pública.

A ação teve como objetivo capacitar a equipe técnica do município para otimizar as práticas ambientais já desenvolvidas, além de ampliar os conhecimentos sobre critérios e estratégias que contribuem para o aumento da pontuação no ICMS Ecológico, mecanismo de repasse de recursos do governo estadual que valoriza municípios com boas práticas de gestão ambiental.

Conduzida pelos engenheiros ambientais Ruan Vieira e Guilherme da Silva Bandeira, a capacitação abordou temas como unidades de conservação, saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e conservação de recursos naturais. Mais de 20 participantes acompanharam as atividades, que também incluíram orientações práticas sobre documentação e ações exigidas para a avaliação estadual.

Para o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Selmo Pereira, a iniciativa representa um avanço importante para a política ambiental local. “Esse momento foi essencial para aprimorarmos o conhecimento da equipe e alinharmos estratégias. A capacitação nos deixou mais preparados para executar ações eficazes e elevar a pontuação de Aparecida no ICMS Ecológico. Ganha o meio ambiente e ganha a população”, destacou.

Além de qualificar a equipe técnica, a capacitação reafirma o compromisso da gestão municipal com a agenda ambiental. Com a adoção de estratégias mais eficientes e alinhadas aos critérios do ICMS Ecológico, a expectativa é de que Aparecida aumente sua pontuação no índice estadual e, com isso, assegure maior volume de recursos a serem investidos em áreas prioritárias do município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...