Santa Tereza recebe Capacitação do Tribunal de Justiça sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

por Jornal Folha do Jalapao — 28/10/2025 às 13:40 — em Cidades, Destaques

Roda de Conversa realizada no Cras capacitou a Rede de Proteção para enfrentamento à violência contra a mulher

O município de Santa Tereza do Tocantins sediou, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma importante capacitação promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), por meio da Comarca de Novo Acordo, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher.O encontro reuniu representantes da Saúde, Creas, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência e da Mulher, Escolas Estadual e Municipal, Diretoria da Mulher, além da presença da prefeita Eliene Diógenes e do secretário de Administração, João Lourenço.

Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa sobre a implantação e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, abordando também a Lei Maria da Penha e o Formulário Nacional de Avaliação de Risco.

A capacitação integra as ações da Comissão Estadual da Violência Doméstica (CEVID) dentro do projeto de gestão da Presidência do Tribunal de Justiça, intitulado JUS – Justiça, União e Sociedade, que tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário das comunidades tocantinenses e fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O público-alvo da roda de conversa envolveu prefeita municipal, secretários municipais, equipes multidisciplinares escolares, assistentes sociais, psicólogos, representantes da saúde, equipe técnica do Cras e Creas, membros do Conselho Tutelar e Diretoria da Mulher, demonstrando o compromisso intersetorial da gestão municipal com a temática.

A servidora do TJ-TO, Luciana Aires, que conduziu a roda de conversa, destacou a importância da iniciativa. “O Tribunal de Justiça, por meio do programa JUS – Justiça, União e Sociedade, idealizado pela desembargadora Maysa Vendramini está visitando todos os municípios que compõem as comarcas de entrada, levando discussões sobre as redes de enfrentamento à violência doméstica e as várias violências que perpassam o ser mulher. Hoje, em Santa Tereza, tivemos a oportunidade de conversar sobre a Lei Maria da Penha, o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e a importância da implantação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.”

O secretário municipal de Assistência Social e da Mulher, Neyholam Costa, também ressaltou a relevância do encontro para o aprimoramento das ações locais.

“Foi de suma importância, até para nos ajudar a construir o fluxograma de atendimento em rede de serviços para mulheres vítimas de violência doméstica. Apesar de nosso município já dar grande ênfase a esse atendimento, acolhendo e encaminhando as vítimas, precisamos sempre aprimorar nossos processos. A capacitação foi muito interessante, com a participação de todos — saúde, educação, proteção básica e especial, escolas e secretarias — trabalhando juntos para fortalecer o cuidado e o acolhimento das mulheres com direitos violados”.

O evento reforçou o comprometimento de Santa Tereza com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, promovendo a integração entre os diversos setores da gestão pública e reafirmando o papel do município na luta contra a violência doméstica e familiar.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

MATEIROS: Assistência Social leva acolhimento e orientações em “Roda da Maternidade Saudável” para gestantes

Encontro aberto às futuras mamães fortaleceu vínculos e promoveu trocas de experiências,...

Em Palmas, vacinação contra gripe começa a ser realizada na próxima segunda-feira, 3

Público-alvo são crianças a partir de seis meses, gestantes, idosos com mais...