Santa Tereza busca novas parcerias para fortalecer o setor rural e social

por Jornal Folha do Jalapao — 12/11/2025 às 16:43 — em Cidades, Destaques

Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher se uniu à Secretaria Municipal de Agricultura para buscar parcerias com instituições, em Palmas

Com o objetivo de firmar parcerias que beneficiem os produtores rurais e fortaleçam as ações sociais em Santa Tereza do Tocantins, nesta terça-feira, 11, o secretário Municipal de Assistência Social e da Mulher, Neyholam Costa, acompanhado do assistente Técnico da Feira Coberta Municipal, João Marcolino Diógenes dos Santos – espaço sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura, realizou uma série de visitas institucionais em Palmas.

A Secretaria de Assistência Social e da Mulher, que integra o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) vem desenvolvendo iniciativas voltadas à segurança alimentar e à melhoria das condições de vida da população. O secretário Neyholam Costa destacou a importância das iniciativas. “Esse processo de busca de parcerias é de suma importância em qualquer segmento da gestão pública, pois fortalece as oportunidades, melhora o conhecimento técnico, amplia as qualificações, disponibiliza mais insumos e ainda ajuda a divulgar o potencial agrícola de nossa região,” frisou.

Agenda

O primeiro compromisso foi na Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, onde Neyholam e equipe foram recebidos por Hércules Rodrigues Morais Júnior, técnico da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro teve como pauta principal o avanço na implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município. De acordo com o secretário, o processo já se encontra em estágio avançado e, em breve, trará benefícios diretos à comunidade local.

Em seguida, a comitiva visitou a Secretaria da Agricultura do Tocantins, onde conheceu o Projeto Sementes, desenvolvido em parceria com a FECOEP e o Ruraltins. A iniciativa tem como meta fornecer a pequenos produtores sementes de diversas espécies, além de fertilizantes adequados para diferentes tipos de cultivo — uma oportunidade importante para impulsionar a produção agrícola local.

A agenda continuou no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No local, o secretário foi recebido pela técnica Wlly Diogenes e pela estagiária Vitória Araújo, que apresentaram o catálogo de cursos voltados à formação e capacitação de jovens e adultos do meio rural. Santa Tereza deverá, futuramente, firmar convênios com o Senar para a oferta de cursos de qualificação profissional.

Encerrando o dia de visitas, a equipe esteve na Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A instituição recebeu informações sobre os potenciais produtivos de Santa Tereza, especialmente nas áreas de mandiocultura e piscicultura. Foram estabelecidos contatos com pesquisadores especializados para futuras parcerias que visam aprimorar a qualidade dos produtos agrícolas e pesqueiros do município.

Durante a visita, o secretário Neyholam também encontrou o Secretário de Agricultura de Dueré, Netinho do Rubens, com quem tratou sobre possíveis parcerias voltadas à troca de experiências na área de piscicultura, setor no qual Dueré já possui reconhecida expertise.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Projeto Ritmos do Norte leva cultura amazônica e aprendizado musical à ETI Fidêncio Bogo em Palmas

Apresentação promove integração entre arte, identidade e valorização das tradições regionais entre...

População aprova nova Base de Segurança da Guarda Metropolitana na Praia da Graciosa

Unidade funciona 24 horas com equipe fixa e viatura permanente, reforçando o...