Rio Sono realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025–2028 com foco em políticas para crianças e adolescentes

por Jornal Folha do Jalapao — 17/11/2025 às 09:26 — em Cidades, Destaques

Evento reuniu gestores, profissionais de diversas áreas e comunidade para construir, de forma participativa, o plano de ação do Selo Unicef em Rio Sono

A construção das políticas públicas voltadas à infância e adolescência ganhou um novo capítulo em Rio Sono na manhã de 13 de novembro de 2025, quando o Centro de Eventos do município recebeu o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2025/2028. O encontro, organizado pela Comissão Intersetorial em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu representantes de diversos setores e da comunidade para discutir o diagnóstico local e elaborar, de forma participativa, o plano de ação do Selo.

O fórum mobilizou profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente; representantes da Câmara Municipal; igrejas; famílias beneficiárias do Bolsa Família; equipes do Programa Criança Feliz; a Pastoral da Criança; rezadeiras e parteiras.

A abertura contou com a entrada dos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), cada um caminhando de mãos dadas com uma criança ao som da música Esperançar, simbolizando o protagonismo juvenil na transformação social. Outro momento marcante foi a apresentação de alunas da Escola Municipal Tomaz de Aquino, que apresentaram uma coreografia inspirada na música Direito da Criança.

A prefeita Valdéia Martins Rodrigues abriu as falas institucionalizando o compromisso da gestão com o Selo. “Aderimos ao Selo porque contamos com uma equipe preparada. Precisamos fortalecer o trabalho integrado entre as áreas para garantir ações eficazes voltadas às crianças e adolescentes. O Tribunal de Contas acompanha não só a adesão, mas também a execução das ações, e no Dia D apresentaremos tudo o que o município vem desenvolvendo.”

A mesa de abertura também reuniu autoridades e representantes das áreas envolvidas. A secretária de Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial, Valéria Martins Rodrigues Fonseca, destacou a importância da integração entre Saúde, Educação e Assistência Social e convidou o público para o Dia D da Aliança pela Primeira Infância, que ocorrerá em 29 de novembro.

A vereadora Oneide Batista representou a Câmara Municipal com uma fala de apoio às ações do Selo. Já a secretária de Saúde, Tálita Martins, lembrou que o Selo Unicef reforça práticas que o município já desempenha, ampliando sua efetividade.

A mobilizadora de adolescentes Gracilene Coelho ressaltou o impacto do Selo na consolidação de políticas públicas que garantem direitos como educação, saúde, proteção contra a violência e oportunidades de desenvolvimento.

Um dos pontos altos do fórum foi o trabalho em grupos, conduzido pela mobilizadora da Assistência Social, Diva Nunes Rezendes. Os participantes discutiram os eixos sistêmicos da metodologia do Selo Unicef, identificando desafios, metas, prazos e responsáveis pelas ações que integrarão o plano municipal. As discussões evidenciaram conhecimento das realidades locais, indicando regiões com maiores necessidades e estratégias já adotadas pelo município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas orienta beneficiários a atualizarem cadastro do transporte coletivo

Procedimento é obrigatório para estudantes, idosos e demais beneficiários de gratuidade ou...

Prefeito autoriza envio de projeto para reestruturação de carreira durante celebração dos 33 anos da Guarda Metropolitana de Palmas

Benefícios previdenciários e gratificações de periculosidade são anunciados durante evento no quartel...