LAGOA: Escola Delci Ribeiro Barros representará regional de Palmas no Seminário Estadual de Alfabetização

por Jornal Folha do Jalapao — 19/11/2025 às 09:05 — em Cidades, Destaques

Iniciativas inovadoras nas turmas de 2º ano garantem à escola destaque no seminário que reunirá as melhores práticas educacionais do Estado

Com uma abordagem inovadora e foco total na evolução dos alunos, a Escola Municipal Delci Ribeiro Barros de Lagoa do Tocantins, foi escolhida para representar a regional de Palmas no Seminário Estadual de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Mais Tocantins. O evento, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, tem como objetivo premiar e compartilhar estratégias que promovem o sucesso no processo de alfabetização nas escolas do estado.

O reconhecimento à escola é fruto de um trabalho pedagógico cuidadoso, que teve como alvo principal as turmas de 2º ano. Por meio do projeto “Pequenos Leitores em Ação – Quem Lê, Aprende e se Destaca!”, a escola implementou práticas educacionais que impactaram diretamente no desempenho dos alunos, proporcionando avanços significativos na leitura, escrita e compreensão.

Entre as ações destacadas, estão as rodas de leitura sistematizadas e as intervenções pedagógicas personalizadas, que permitiram a adaptação do ensino às necessidades específicas de cada estudante. A escola também investiu em uma avaliação contínua, garantindo que o progresso fosse monitorado de perto ao longo do ano. Além disso, o ambiente de aprendizagem foi cuidadosamente organizado para promover o desenvolvimento das habilidades leitoras de forma prazerosa e eficaz.

Outros diferenciais do projeto incluem o uso de um sistema de incentivos criativo, como o Banco de Dados da Turma, que emprega dinheiro simbólico como recompensa para o bom comportamento e o empenho dos estudantes. O Mercadinho dos Brinquedos, que permite que os alunos troquem o dinheiro fictício por brinquedos, também se mostrou uma excelente estratégia para engajar e motivar as crianças. Para garantir que nenhum aluno ficasse para trás, foi implementado o Nivelamento no Contraturno, um programa de apoio aos estudantes com maior dificuldade de aprendizagem.

A implementação dessas ações nas turmas de 2º ano permitiu um acompanhamento rigoroso e contínuo dos avanços individuais de cada aluno. A escola também envolveu as famílias no processo educacional, com a colaboração das mesmas em vídeos de leitura gravados em casa, o que contribuiu para um desempenho ainda mais significativo na fluência, vocabulário e compreensão textual.

A gestora da escola, Sarah Ruth Ribeiro Dourado, se mostrou orgulhosa da conquista. “Ser escolhidos para representar a Regional de Palmas no Seminário é um reconhecimento muito importante para nossa escola. Isso mostra que, com dedicação, planejamento e sensibilidade às necessidades dos alunos, conseguimos transformar desafios em grandes resultados”, afirmou.

Com a participação no Seminário Estadual, a Escola Municipal Delci Ribeiro Barros não só compartilha suas boas práticas com outros educadores do estado, mas também reforça a importância de inovar e adaptar os métodos de ensino, sempre com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva para todos.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...