SANTA TEREZA: Comunidade Barra do Aroeira recebe sementes do programa Mesa Farta

por Jornal Folha do Jalapao — 01/12/2025 às 10:21 — em Cidades, Destaques, Estado

Em parceria com a Seagro no fortalecimento da agricultura familiar, Sepot distribui insumos aos povos originários e comunidades tradicionais, no período ideal de plantio

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) em ação integrada com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), entregou no sábado, 29, sementes do programa Mesa Farta aos agricultores da comunidade quilombola Barra de Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins, durante o Festival do Baru.

O programa, coordenado pela Seagro, distribui kits de hortaliças e sementes de milho e arroz, que foram entregues às famílias de comunidades tradicionais. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e garantir que o material chegue no período ideal de plantio.

A Sepot apoia eventos culturais que fazem parte do calendário das comunidades, como o Festival do Baru, porque são espaços de encontro e valorização da identidade. Nesta ocasião, aproveitamos também para levar as sementes do programa Mesa Farta para os povos quilombolas e indígenas. Isso facilita a logística e garante que as entregas cheguem no tempo certo de plantio, fortalecendo a presença do governo nas comunidades”, afirmou a secretária Narubia Werreria.

Para nós é muito importante quando a Sepot traz essas sementes aqui, porque é longe para a gente ir buscar na cidade. Nem sempre tem transporte, e quando tem, é difícil carregar tudo. Assim, a gente consegue plantar no tempo certo e aproveitar a chuva”, frisou Zacarias José Rodrigues, morador da comunidade Barra de Aroeira.

A empreendedora quilombola Patrícia Maria Rodrigues Serqueira trabalha com a produção artesanal de farinhas, licores e conservas e ressaltou que a presença da Sepot no evento reforça o apoio do governo aos pequenos produtores. “É importante ver a Sepot de volta aqui no quilombo. Esse apoio ajuda quem vive da produção artesanal e precisa de incentivo para continuar. Quando a Secretaria vem, a gente sente que o governo está perto, valorizando o nosso trabalho e o que o quilombo produz”, disse Patrícia.

Em sua segunda edição, o Festival do Baru reuniu moradores, visitantes e lideranças regionais para celebrar a cultura local, o artesanato e os produtos do Cerrado.

Fonte: Secom -TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

4º Concerto de Música Popular da Guarda Metropolitana de Palmas emociona público no Parque do Povo

Evento reúne familiares, autoridades e amantes da boa música O Auditório Araguaia,...

Rio Sono promove Dia D da Aliança pela Primeira Infância com serviços para crianças e famílias

Famílias participaram de atividades culturais, receberam orientações de programas sociais e tiveram...