Lagoa do Tocantins realiza ‘Dia D da Aliança pela Primeira Infância’ com manhã de atividades e mobilização

por Jornal Folha do Jalapao — 02/12/2025 às 08:18 — em Cidades, Destaques

Gestão Municipal ofertou serviços diversificados para crianças, adolescentes e familiares em uma manhã de orientações e convivência.

Lagoa do Tocantins promoveu, na manhã deste sábado, 29 de novembro, o ‘Dia D – Aliança pela Primeira Infância’, um momento de mobilização, orientação e oferta de serviços voltados às crianças, adolescentes e às suas famílias. O evento, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), integrou ações das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, em consonância com o programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO).

A programação teve início às 8h, com boas-vindas aos participantes e um momento de oração ministrado pelo pastor Bruno Macedo. Em seguida, foi apresentada uma explanação sobre o programa estadual, destacando a importância da união entre órgãos de controle, instituições públicas e sociedade civil para a construção de políticas sólidas para a primeira infância.

Cultura, informação e valorização da infância

Ainda na abertura, o público foi contemplado com uma apresentação musical pelo cantor Rouxinol de Cristo, que levou um clima acolhedor ao evento.

O secretário municipal de Educação, professor Neto, reforçou, em sua fala, o compromisso do município com o desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Destacamos a importância do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado que promove a articulação entre diferentes órgãos e entidades. Reforçamos o quanto é essencial que nós, enquanto município, direcionarmos nosso olhar para essa fase tão determinante da vida: a primeira infância, que compreende dos zero aos seis anos. É nesse período que se constroem as bases do desenvolvimento humano, e tudo o que a criança vivencia pode influenciar diretamente seu futuro. Por isso, ressaltamos aos pais e a todos os presentes a importância do cuidado, da atenção e do investimento nessa etapa, para que nossas crianças tenham oportunidades reais de crescer e se desenvolver plenamente,” destacou o secretário.

A coordenadora do Cras, Jordana Karllay, que no ato representou a secretária de Assistência Social Elenilsa Cerqueira, abordou os serviços ofertados pela pasta.

O Cras é a porta de entrada da assistência social no município, e nosso papel é acompanhar as famílias, fortalecer vínculos e garantir apoio nos momentos em que mais precisam. Nosso compromisso é caminhar com cada família, oferecendo acolhimento, orientação e apoio, para que nossas crianças tenham um início de vida mais seguro, saudável e cheio de oportunidades. Agradeço a presença de todos e reforço que o CRAS está de portas abertas para acolher, orientar e apoiar quem precisar“, afirmou a coordenadora.

A manhã seguiu com uma série de palestras e apresentações. Entre elas, um mini relato sobre o Programa Alfabetiza Mais Tocantins, com a participação da aluna do 2º ano, Cecília Cirqueira, que fez a leitura de um texto alusivo ao respectivo tema, destacando a alfabetização dos estudantes na idade certa, além de explanações sobre os avanços na Educação Infantil. O público também prestigiou o talento do grupo de violonistas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sob regência do maestro Rouxinol de Cristo.

Profissionais da rede municipal contribuíram com palestras educativas. O psicólogo Relrisson Rodrigues, falou sobre desenvolvimento emocional e vínculos familiares.

A programação cultural também ganhou destaque com a apresentação do Grupo de Dança do SCFV, supervisionado pela instrutora Carolina Freitas.

Atendimentos e serviços à comunidade

Após as apresentações, famílias foram direcionadas para uma série de atendimentos disponibilizados no local, entre eles atualização cadastral de programas do Cras; Atualização da caderneta de vacinação; Aferição de pressão arterial; Atendimento odontológico; Cantinhos de leitura organizados pelas escolas da rede municipal; Espaço do Programa Criança Feliz, com atividades orientadas às famílias atendidas.

O evento foi encerrado ao final da manhã, quando foi servido um delicioso café da manhã a todos os presentes, deixando um saldo positivo de participação e integração entre famílias, servidores e gestores.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Município de Rio Sono é contemplado com 41 cartões do programa AlimenTO

Programa do Governo do Estado garante alimentos para famílias em situação de...

Restaurantes comunitários de Palmas funcionarão nesta quarta-feira, 24

Equipamentos públicos não abrirão somente nos feriados do dia 25, que celebra...