Conferência Municipal de Saúde em Santa Tereza conta com debates voltados para o setor

por Jornal Folha do Jalapao — 03/12/2025 às 16:15 — em Cidades, Destaques

A população marcou presença na Conferência realizada na Câmara Municipal. Com a participação de entidades e representantes do poder público, os moradores puderam sugerir melhorias e debater pontos estratégicos para fortalecer os atendimentos em saúde

Com foco em debater a saúde municipal de Santa Tereza do Tocantins, foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 3, reunindo autoridades, profissionais e comunidade na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo a participação popular na construção das políticas públicas de saúde, alinhado ao tema central desta edição: “A Saúde começa com sua presença”.

Entre as autoridades presentes estiveram a prefeita Eliene Batista, a secretária municipal de Saúde Eliziane Diógenes, os secretários Neyholam Costa, Luiza Dayane, Juranete Alves e Valéria Batista, além dos vereadores Domingos Andrade e Wochington de Sousa, servidores públicos, conselheiros municipais de saúde, conselheiros tutelares e moradores da comunidade.

A abertura foi realizada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Beatriz Pereira, que destacou o papel fundamental da conferência no planejamento das ações da saúde no município. “Estamos aqui hoje reunidos para a quarta conferência municipal de saúde de Santa Tereza do Tocantins, com o tema A Saúde Começa Com a Sua Participação. Essa conferência é trabalhada para a elaboração de projetos a serem desenvolvidos”, afirmou.

A prefeita Eliene Batista participou da abertura e enfatizou que é o Poder Público Municipal tem efetivado ações que possam atender bem a comunidade “A conferência é um espaço onde ouvimos a população e construímos juntos as prioridades do nosso município. Saúde se faz com diálogo, compromisso e responsabilidade. A gestão tem trabalhado para fortalecer o SUS local, apoiar a equipe de saúde e garantir que cada cidadão seja acolhido com dignidade. A participação de todos aqui hoje demonstra que Santa Tereza está no caminho certo, unindo forças para avançar cada vez mais”, declarou.

Entre os principais assuntos abordados estiveram a recomposição dos conselheiros, conforme a nova legislação nacional, a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e outras pautas gerais sobre o fortalecimento e a organização dos serviços de saúde.

Palestra

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, conduziu a palestra principal, abordando o marco legal das conferências municipais segundo a Lei nº 8.142/90, a elaboração de diretrizes para o Plano Municipal de Saúde, o processo de construção das políticas públicas, a integração das ações em saúde e os eixos da conferência, que tratam da participação social, do acesso com qualidade e da gestão pública do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Eliziane Diógenes, agradeceu o apoio da gestão e o envolvimento da comunidade.“Agradecemos imensamente a parceria da Gestão Municipal e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e à população, assim como aos vereadores, secretários, e à prefeita Eliene, que mesmo com tantos esforços têm estado ao nosso lado, nos apoiando e auxiliando em tudo. A conferência é de extrema importância porque acontece a cada quatro anos para aprovar o plano, já que trabalhamos com planejamento de quatro anos de gestão. Ela é essencial para essa aprovação e continuará acontecendo da mesma forma nos próximos ciclos”, destacou.

O secretário municipal de Assistência Social e da Mulher, Neyholam Costa também parabenizou a realização da conferência e destacou a parceria entre as secretarias. “Recebi o convite da secretária Eliziane Diógenes com muito entusiasmo, pois já somos parceiros em várias atividades de 2025 e pretendemos reforçar essa parceria para o próximo ano. Tem sido muito gratificante, com resultados significativos para a comunidade. A conferência é um processo democrático, um espaço de debates com os usuários do SUS, buscando sempre a melhoria e o fortalecimento dos serviços de saúde. Os eixos temáticos foram de grande importância. Acredito que esta conferência trará muitas inovações, porque ouviu diretamente a sociedade santa-teresense”, afirmou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Com medidas da atual gestão, Previpalmas supera oito anos de pendências e recupera aptidão ao CRP Administrativo

Regularização dos critérios previdenciários no Cadprev encerra ciclo de pendências iniciado em...

Prefeitura de Palmas dá início a Plano de Arborização ‘Clima 360º’ da Capital

Ao todo, 26 mil mudas de espécies nativas devem ser plantadas pela...