Governo do Tocantins fortalece identidade cultural e projeta o Estado em festivais e feiras nacionais em 2025

por Jornal Folha do Jalapao — 30/12/2025 às 14:15 — em Estado

Manifestações populares, audiovisual, artesanato e memória histórica levaram o Tocantins a eventos estratégicos do cenário cultural brasileiro ao longo do ano

Em 2025, o Governo do Tocantins fortaleceu a identidade cultural do Estado e ampliou sua projeção no cenário nacional por meio de políticas públicas voltadas à valorização, circulação e visibilidade da cultura tocantinense. As ações foram executadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e contemplaram manifestações populares, produção audiovisual, artesanato e iniciativas de preservação da memória cultural em eventos e espaços estratégicos em todo o país.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o fortalecimento da cultura é uma das prioridades do Governo do Tocantins. “Em 2025, ampliamos o apoio aos fazedores de cultura e levamos a identidade tocantinense a eventos nacionais, valorizando nossas tradições e projetando o estado para todo o país”, afirmou.

Cultura tocantinense em circulação nacional

Um dos destaques foi a participação do Grupo de Suça Tia Benvinda, de Natividade, na 61ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol), realizado em São Paulo entre 2 e 10 de agosto. Considerado o maior festival de cultura popular do Brasil, o evento reuniu grupos folclóricos de diversas regiões do país e do exterior.

A ativista e produtora cultural Verônica Tavares de Albuquerque, responsável pelo coletivo Tia Benvinda, explicou que, pela segunda vez consecutiva, levaram a tradição tocantinense ao Fefol. Foram 36 integrantes, incluindo suceiros do Grupo Suça das Dianas, de Dianópolis, e foliões de Almas e Paranã.

“Nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Tocantins, via Secretaria da Cultura. Com o apoio levamos foliões do Divino Espírito Santo e a suça tocantinense. É uma honra ter essa parceria com a Secult, que reconhece e valoriza os fazedores de cultura do Estado”, declarou Verônica.

Audiovisual tocantinense em festivais nacionais

No campo do audiovisual, o Tocantins ganhou projeção nacional com o documentário Da Aldeia à Universidade, vencedor na categoria de melhor trailer/teaser do Concurso Interativo do Gramado Film Market, durante a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizado no dia 23 de agosto.

Viabilizado pelo Governo do Tocantins, via Secult, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme é dirigido por Leandro de Alcântara e Túlio de Melo e aborda a resistência dos povos indígenas por meio da educação. Para Túlio de Melo, levar o nome do Tocantins a um dos principais festivais de cinema do país representa um marco para o audiovisual local. “É gratificante produzir no Tocantins com o apoio da Secretaria da Cultura e da produtora GBM Filmes. Ter um filme selecionado no maior festival de cinema do Brasil é histórico e muito importante para o cinema tocantinense”, afirmou.

Além do prêmio em Gramado, Da Aldeia à Universidade encerra o ano com 30 seleções em festivais e 13 prêmios acumulados. Túlio pontua que os resultados refletem um trabalho que vai além da produção. “A distribuição é fundamental para que as pessoas tenham acesso às obras, e esse esforço foi essencial para a repercussão que o documentário vem alcançando”, pontuou.

Artesanato tocantinense em feiras nacionais

A produção artesanal do Tocantins também esteve presente em importantes feiras nacionais ao longo de 2025, ampliando a circulação de peças, saberes tradicionais e a visibilidade do trabalho dos artesãos. Todas as participações foram viabilizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secult, com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

No 19º Salão do Artesanato, realizado entre os dias 21 e 25 de maio no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Tocantins apresentou peças representativas da diversidade cultural do Estado. A presença também marcou a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre 9 e 20 de julho em Olinda/PE, considerada uma das maiores da América Latina.

Na 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), realizada entre 9 e 14 de setembro em Fortaleza/CE, o artesanato tocantinense ganhou destaque com peças de capim-dourado e outras tipologias, chamando a atenção de visitantes nacionais e internacionais. Já no II Festival Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba), ocorrido entre os dias 9 e 12 de outubro em Salvador, o estande tocantinense reuniu produções de diversas regiões do estado.

O artesão e escultor Emerson Leitão Filho, de Gurupi, participou de todas as feiras. Para ele, “as feiras nacionais são vitrine e espaço de comercialização, fundamentais para o fortalecimento do artesanato tocantinense”.

Cultura presente na 25ª Agrotins

Em 2025, a Secult marcou presença inédita na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (25ª Agrotins). Pela 1ª vez, o evento contou com o Pavilhão da Cultura e shows no palco principal, instalado no Pavilhão Sabor e Cultura.

Entre os dias 13 e 17 de maio, o público teve acesso a apresentações teatrais, musicais e populares, oficinas, a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), orientações sobre a Lei Aldir Blanc, emissão da Carteira Nacional do Artesão e exposição de peças do acervo da Secretaria. Também integraram a programação o MovCEU e a encenação das Cavalhadas de Taguatinga.

O presidente da Associação de Apoio às Cavalhadas de Taguatinga (Acata), Iego Toledo Rodrigues, afirmou que, “a participação das Cavalhadas de Taguatinga na Agrotins foi motivo de orgulho e demonstra que tradição e modernidade caminham juntos na construção de um Tocantins cada vez mais consciente de suas raízes e de sua riqueza cultural. Em nome das Cavalhadas, como presidente da associação, agradecemos ao Governo do Estado, à Secult e ao prefeito Paulo Roberto por ter viabilizado a apresentação.”

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual

Hemorrede está com estoques críticos para todas as tipagens Diante da queda...

Governo do Tocantins investe mais de R$ 36 milhões em equipamentos da segurança pública e intensifica combate à criminalidade em 2025

Aportes em equipamentos, tecnologia e ampliação de serviços fortaleceu a atuação das...