Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

por Jornal Folha do Jalapao — 07/01/2026 às 08:12 — em Cidades, Estado

Prazo para isenção da taxa de inscrição termina nesta quarta-feira, 7; Para o Tocantins, as vagas são destinadas ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abriu, nesta segunda-feira (5), o período de inscrições para o concurso público para a área médica que se estende até as 23h59 de 30 de janeiro. Os interessados devem se inscrever no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca examinadora contratada para fazer o certame. O edital está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

 O certame selecionará 152 profissionais para trabalhar em hospitais universitários federais administrados pela estatal e ainda formará o cadastro de reserva. As vagas estão distribuídas em 96 especialidades. Para o Tocantins, as vagas são destinadas ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Há vagas diretas e cadastro de reserva. 

As especialidades médicas ofertadas para contratação direta no HDT são: 

Para o cadastro de reserva, o certame oferece as seguintes especialidades médicas no HDT: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ecocardiografia, Endocrinologia e Metabologia, Infectologia, Infectologia Pediátrica, Medicina do Trabalho, Médico – 40 Horas; Medicina Intensiva, Nefrologia, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por imagem e Urologia.

Informações Complementares

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$180, que deverá ser paga até 2 de fevereiro.

Pessoas com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até quarta-feira (7).

O candidato inscrito no CadÚnico deverá preencher o requerimento de isenção do pagamento de inscrição no endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas. Já o candidato doador de medula óssea deverá enviar eletronicamente o documento de identidade e o documento expedido pela unidade coletora que comprove ser doador de medula óssea cadastrado nos hemocentros estaduais.

Cotas

Em relação a reserva de vagas, o edital aumenta em 5% na cota para pessoas pretas e pardas. Desta forma, o quadro de vagas ofertadas terá as seguintes reservas:

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas às pessoas com deficiência serão submetidos ao procedimento de análise documental para caracterização da deficiência. E os candidatos negros, indígenas e quilombolas serão submetidos ao procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração.

 Provas

As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, em 42 municípios de todas as 27 capitais das unidades da federação, em 29 de março. A etapa é eliminatória e classificatória.

Conforme o edital, as provas objetivas terão 60 questões de múltipla escolha.  

O resultado definitivo da prova objetiva será divulgado em 11 de maio.

Também contarão para classificação a prova de títulos e experiência profissional do candidato. Essa etapa avalia a formação acadêmica (doutorado, mestrado, especialização) e o tempo de serviço na área.

 Convocação

Somente serão convocados os aprovados no concurso após esgotado o cadastro de reserva dos cargos nos concursos anteriores vigentes. 

O concurso público vigente, homologado em junho de 2025, convocou mais de 1.240 profissionais médicos.

Os candidatos aprovados e classificados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com contrato experimental de 90 dias.

O prazo de validade deste concurso público é de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

 Hospitais participantes

A Ebserh agrupou os hospitais participantes do concurso por macrorregião:

Macrorregião 1 (Norte)

Macrorregião 2 (Nordeste I)

Macrorregião 3 (Nordeste II)

Macrorregião 4 (Centro-Oeste)

Macrorregião 5 (Sudeste)

Macrorregião 6 (Sul)

 Saiba mais

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato com a Fundação Getúlio Vargas por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato, pelo telefone (0800-2834628) ou e-mail concursoebserh26@fgv.br , de segunda a sexta-feira úteis, das 9h às 17h (horário de Brasília).

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Fundação Cultural de Palmas institui Comissão Eleitoral para escolha do Grupo Gestor do CEU das Artes

Os mais votados na eleição a ser realizada no dia 21 de...

APARECIDA: Prefeito Deusimar e vice Roquinho reafirmam diálogo institucional na abertura do Ano Legislativo

Gestores prestigiaram a posse da vereadora Maysa Marques como presidente da Casa...