Tocantins tem alerta de tempestade; veja previsão da semana

por Jornal Folha do Jalapao — 02/02/2026 às 14:42 — em Estado

Alerta de tempestade vai até esta terça-feira (3), segundo o Inmet. Outros dois alertas de chuvas intensas também foram emitidos para o Tocantins.

O Tocantins está com três alertas para tempestade e chuvas intensas. Os avisos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vão até às 10h desta terça-feira (3). Os moradores devem ter cuidado com queda de granizo, energia elétrica, árvores e alagamentos.

O alerta laranja de tempestade cobre a região sul e central do Tocantins. Nesses locais, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos que variam entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Já os alertas de chuvas intensas cobrem algumas partes do estado, sendo um laranja na região central e norte e um aviso amarelo no Bico do Papagaio.

Veja como fica o tempo nas principais cidade do TO

Palmas

A previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante a manhã e tarde desta segunda-feira (2). A temperatura máxima será de 33 graus e mínima de 23. Já na terça-feira (3), a previsão é que o dia fique nublado, com pancadas de chuvas isoladas pela manhã e chuviscos pela tarde. A temperatura mínima será de 23 graus e máxima de 31, com possibilidade de declínio.

Segundo o Inmet, na quarta-feira (4) há previsão de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, na quinta-feira o céu deve ficar ensolarado e na sexta-feira encoberto com pancadas de chuva isoladas.

Araguaína

No norte do Tocantins, a previsão é de chuvas nesta segunda-feira (2), com muitas nuvens e trovoadas isoladas pela manhã e tarde. A temperatura mínima será de 24 graus e máxima de 30, com possibilidade de declínio. Na terça-feira, o céu deve ficar encoberto com chuvisco pela manhã e tarde.

Há previsão de chuva na quarta-feira (4), muitas nuvens e sol na quinta-feira e céu encoberto com pancadas de chuva isoladas.

Gurupi

Em Gurupi, a temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 24 graus nesta segunda-feira (2). A previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas e muitas nuvens pela noite. Na terça-feira, o céu deve ficar encoberto pelas nuvens, com chuva isolada pela manhã e noite e chuvisco pela tarde.

Na quarta-feira (4), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na quinta-feira muitas e chuva isolada e na sexta-feira céu encoberto com chuva isolada.

Cuidados durante tempestades

Em caso de acidentes e para orientações, ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Fonte: G1-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Wanderlei Barbosa anuncia R$ 3 milhões para clubes de futebol da primeira divisão e autoriza obras da cobertura do Estádio Resendão, em Gurupi

Anúncio ocorreu neste domingo, 1º de fevereiro, antes da grande final da...

Tocantins fecha 2025 com saldo de 7,4 mil empregos formais, aponta Novo Caged

Estado registrou crescimento em todos os setores da economia, com destaque para...