NUCA promove ação sobre saúde mental e mudanças climáticas em São Félix do Tocantins

por Jornal Folha do Jalapao — 04/02/2026 às 16:32 — em Destaques

Atividade do NUCA reuniu cerca de 20 adolescentes para rodas de conversa, dinâmicas e oficinas sobre bem-estar emocional e sustentabilidade.

A relação entre saúde mental e meio ambiente ganhou destaque em São Félix do Tocantins durante uma ação promovida pelo NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) do Selo UNICEF, com apoio da Prefeitura. Realizada em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre o bem-estar emocional, a atividade reuniu crianças e adolescentes para rodas de conversa, dinâmicas e oficinas que estimularam reflexões sobre o cuidado com as emoções e os impactos das mudanças climáticas em suas vidas.

O evento ocorreu na praça Antônio Maia, em frente à Prefeitura, e reforçou a importância de ouvir os jovens, compreender seus sentimentos e incentivá-los a desenvolver estratégias de resiliência diante das transformações do mundo ao redor.

Durante a mobilização, os participantes refletiram sobre como as mudanças ambientais afetam seu bem-estar e sobre a importância de cuidar da saúde mental para enfrentar esses desafios de forma consciente e participativa.

A diretora de Cultura do Município e mobilizadora do grupo NUCA, Cleia Maria Siqueira Andrade, relatou que cerca de 20 adolescentes participaram das atividades, voltadas para explorar as emoções das crianças. “Criamos uma árvore em que os troncos representavam sentimentos como medo e ansiedade em relação às mudanças climáticas. Cada criança recortou uma representação de suas mãos e as fixou à árvore, associando-as a possíveis soluções. Diante do aumento do calor, por exemplo, sugeriram o plantio de mais árvores. Além disso, produzimos vídeos educativos para que outras crianças pudessem compreender o tema e encontrar formas de lidar com a ansiedade causada pelas preocupações ambientais”, contou Cleia.

A próxima ação do NUCA está marcada para o dia 26 de fevereiro de 2026 e terá como tema Cultura, Geração e Gênero. O encontro, com o apoio e a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promete reunir novamente adolescentes da comunidade para debates, atividades práticas e produções educativas, ampliando o protagonismo juvenil e estimulando reflexões sobre diversidade, identidade e os desafios de cada geração.

O encontro reafirmou o compromisso do NUCA e da Prefeitura de São Félix do Tocantins em incentivar a participação dos jovens, fortalecendo o diálogo, o conhecimento e a solidariedade, e contribuindo para uma comunidade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios do presente.

#EntreNoClimaUNICEF

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros supera metas de imunização e se consolida como referência em saúde pública em 2025

Equipe de Saúde garantiu resultados positivos ao superar meta de imunização nas...

Sebrae realiza encontro com os empresários do setor de turismo

Para fortalecer o relacionamento do Sebrae Tocantins com as agências de viagem...