APARECIDA: Escola Municipal Luza Machado é premiada pelo Governo do Estado por meio do Profe

por Jornal Folha do Jalapao — 13/02/2026 às 10:55 — em Cidades, Destaques

Incentivo do Governo do Estado premia escolas que se destacaram no desempenho da aprendizagem no Saeto, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe)

A educação municipal de Aparecida do Rio Negro tem mais uma conquista a comemorar. A Escola Municipal Luza Machado de Miranda foi destaque no Prêmio de Reconhecimento e Incentivo às Unidades Escolares Públicas do Tocantins, pelo bom desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto). O resultado foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Educação e possibilita a premiação de R$ 250 mil à unidade de ensino.

O prêmio reconhece e incentiva as unidades escolares públicas municipais do Tocantins. Por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), a Rede Estadual de Ensino promove, em regime de colaboração com os municípios, ações voltadas à melhoria da aprendizagem das crianças. O objetivo é incentivar e premiar três unidades escolares com melhor desempenho de aprendizagem por cada Superintendência Regional de Ensino de Palmas. Na Regional de Palmas, que contempla os municípios de Aparecida do Rio Negro, Palmas, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Lizarda, Aparecida foi um dos municípios contemplados. Além da premiação, o programa também valoriza práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira, falou sobre as ações executadas para a melhoria dos índices no município. “Primeiramente, trabalhamos a motivação. Fizemos um trabalho junto às famílias e aos estudantes, para que eles se sintam pertencentes à escola, entendendo-a como uma extensão de suas casas. Esse mesmo cuidado também foi direcionado aos profissionais da educação. Já iniciamos o ano com ações de valorização, investindo na reorganização do PCCR no primeiro semestre de 2025, como forma de incentivo para que nossos servidores trabalhem mais motivados, em benefício das famílias e dos estudantes. Também ouvimos os profissionais, identificamos fragilidades e buscamos solucionar os problemas apontados”, comentou.

Alexandre destacou ainda que o olhar permanente da equipe educacional fez toda a diferença. “Além disso, acompanhamos de perto o trabalho em sala de aula, com monitoramento dos cadernos, aplicação de testes de fluência leitora e ações de incentivo à alfabetização, como momentos de integração e conscientização com os alunos. Mesmo sendo crianças de 6, 7 ou 10 anos, é importante que compreendam que são fundamentais para o município e para o próprio crescimento pessoal, enquanto futuros cidadãos. A escola também desenvolveu diversas ações com os professores, ampliou o acervo da biblioteca e adquiriu materiais pedagógicos, garantindo ferramentas adequadas para a aprendizagem. Sabemos que ainda há muito a fazer. Nosso objetivo é alcançar 100% das crianças alfabetizadas, e vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, pontuou.

Premiação


O cálculo para definição das escolas premiadas é feito de forma objetiva e com base nos resultados do Saeto. Para que a unidade seja considerada, é necessário que pelo menos 80% dos estudantes do 2º e do 5º ano participem da avaliação.

A seleção ocorre da seguinte maneira: são escolhidas três escolas por cada regional, sendo uma por município. Para chegar ao resultado final, soma-se a média de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano à média de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano. Em seguida, calcula-se a média geral desses resultados, chegando a um denominador comum que permite classificar as escolas com maior pontuação em cada município.

O recurso recebido deve ser utilizado exclusivamente em despesas de investimento que contribuam para a melhoria da aprendizagem na unidade escolar.

Índices


De 2024 para 2025, o município apresentou avanços significativos. No 2º ano, o índice de fluência leitora passou de 5,1, em 2024, para 5,9, em 2025. O percentual de leitores fluentes também cresceu, saindo de 63,6% em 2024 para 75,8% em 2025.


“Em relação à prova do Saeto no 2º ano, o percentual de crianças em nível adequado de alfabetização foi de 34,25% em 2023, 32,86% em 2024 e, em 2025, já observamos crescimento significativo. Em Língua Portuguesa, alcançamos 51,76%, e em Matemática, 57,65%. Ao calcularmos a média, percebemos um resultado bem superior aos anos anteriores. No Saeto do 5º ano, obtivemos 47,73% em Língua Portuguesa e 27,27% em Matemática”, explicou o secretário.

Confira os índices do Município:

Índice de Fluência Leitora em 2024 na avaliação de saída – 5,1
Leitores iniciantes + fluentes em 2024: 63,6%

Índice de Fluência Leitora em 2025 na avaliação de saída – 5,9
Leitores iniciantes + fluentes em 2025: 75,8%

Saeto – 2° ano
Percentual de crianças no nível de alfabetização adequado.
2023 – 34,25%
2024 – 32,86%
2025 –
Língua Portuguesa – 51,76%
Matemática – 57,65%
SAETO – 5° ano
Língua Portuguesa – 47,73%
Matemática – 27,27%

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mobilização contra trabalho infantil será realizada durante Palmas Capital da Fé 2026

Ações estratégicas buscam prevenir violações de direitos e sensibilizar população A Prefeitura...

Prefeitura de Palmas reforça segurança viária durante o período de Carnaval

Agentes de trânsito, Guarda Metropolitana e demais forças de segurança pública atuarão...