RIO SONO: Programa EducaRioS é lançado pela Gestão Municipal

por Jornal Folha do Jalapao — 22/02/2026 às 15:54 — em Cidades, Destaques

Programa pretende alavancar a Educação Municipal por meio de iniciativas concretas, que já estão em execução.

A Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira, 20, o Programa EducaRioS, que tem como missão promover melhorias e transformações na Educação Municipal. Criada por meio da Lei nº 393/2025, a iniciativa se baseia em eixos fundamentais, como elevar a qualidade da educação, modernizar as escolas e valorizar os profissionais da rede municipal.
O lançamento ocorreu em um evento especial e já mostrou que veio para fazer a diferença. Estudantes, professores, pais e equipes gestoras foram recebidos ao som de voz e violão do contador e presbítero Paulo Lopes. Outra novidade chamou a atenção de adultos e crianças: o Robô Transformer, que fez a alegria do público com coreografias e muitos registros fotográficos.

De forma lúdica, o personagem demonstrou que brincar e aprender andam juntos. A cerimônia de lançamento contou também com a presença da prefeita Valdéia Martins, secretários municipais e vereadores. Ao falar ao público, a prefeita destacou avanços que serão concretizados.


“Me sinto muito honrada e feliz em abrir este programa. Para nós, é um marco para a educação; este já foi um dia de aprendizado para todos que estiveram em formação. A educação precisa de bases sólidas e consistentes. Em 2025, fizemos várias reuniões e discussões até chegarmos a esse momento, e fico feliz em ver algo tão importante se concretizando. Estamos dando um passo decisivo para a transformação da educação do município, com essa política que moderniza as nossas escolas. A proposta é essa: valorizar os profissionais. Estamos assumindo o desafio de pagar também o piso para os contratados; é um direito do servidor, e este ano estamos nos organizando para isso. Tenho certeza de que vamos ser referência para muitos municípios”, disse a gestora.

A prefeita anunciou também que vai realizar reformas e ampliações nas unidades escolares. As obras estão em licitação, com recursos do município. A gestão municipal também reforçou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação, destacando que está se organizando para garantir o pagamento do piso salarial não apenas aos efetivos, mas também aos professores contratados, assegurando um direito fundamental da categoria. Outro ponto enfatizado foi a previsão de investimento estimada em R$ 1 milhão para obras de ampliação e reforma das unidades escolares. Os recursos visam proporcionar um ambiente mais moderno, seguro e adequado para as crianças, fortalecendo as condições de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal.

A secretária municipal de Educação, Eliane Arruda, frisou que o programa fortalece o currículo com a BNCC Computacional, amplia atividades no contraturno, incentiva boas práticas pedagógicas e promove maior integração entre escola, família e comunidade.


A Gratificação de Reconhecimento, instituída pela lei, valoriza o trabalho de professores e gestores que se destacam na melhoria da aprendizagem. É um incentivo importante para fortalecer a qualidade do ensino em toda a rede. Agradeço à prefeita Valdéia pelo compromisso com a educação e a todos os profissionais que constroem diariamente uma escola pública mais forte. O EducaRioS é uma conquista coletiva e será um marco na história educacional de Rio Sono”, comentou a secretária.

Programa


Durante o dia, professores, diretores e coordenadores participaram de uma formação na Escola Municipal Tomás de Aquino, abordando temas relacionados ao programa. Entre as iniciativas que serão implementadas estão a melhoria da aprendizagem, a modernização das unidades escolares, o reconhecimento por resultados, a valorização dos profissionais, as atividades no contraturno e o currículo alinhado à BNCC Computacional.


A lei cria ainda a Gratificação de Reconhecimento, destinada a educadores que apresentarem boas práticas e avanços na aprendizagem. A premiação será proporcional à carga horária e regulamentada anualmente. O programa envolve toda a comunidade escolar — professores, gestores, pais, responsáveis e conselhos como CAE, CACS-FUNDEB e Conselho Municipal de Educação — e contará com investimentos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Criatividade


O lançamento do programa já despertou a curiosidade dos estudantes e fomentou a criatividade. Um exemplo foi o aluno Miguel Lucas Américo de Sousa, de 7 anos, que, inspirado pelo Robô Transformer apresentado no evento, fez questão de confeccionar também um robô, mas com itens da roça, usando como matéria-prima o talo de buriti.


O brinquedo chamou a atenção dos pais, Luziana Putencio e Luzimar Américo, que celebraram o rápido desenvolvimento do pequeno nas atividades que realiza na Escola Tomás de Aquino.


A confecção do brinquedo mostrou que a criatividade e o aprendizado não têm limites quando há força de vontade e determinação. Um exemplo de que este é apenas o início de um programa que vai impactar de forma positiva as famílias de Rio Sono.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Câmara de Aparecida realiza sessão ordinária com apresentação de requerimentos e debates sobre infraestrutura

Presença integral dos parlamentares marcou a sessão, que abordou recuperação de estradas,...

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...