Rio Sono alcança percentual de 53,18% de crianças alfabetizadas na idade certa

por Jornal Folha do Jalapao — 06/04/2026 às 14:00 — em Cidades, Destaques

Meta superou as expectativas e teve um crescimento acelerado de 2024 a 2025, com ações educacionais

O município de Rio Sono tem mais um motivo para comemorar na área da educação. O índice de crianças alfabetizadas na idade certa deu um salto significativo, passando de 26,8% em 2024 para 53,18% em 2025. O resultado divulgado demonstra que a cidade avança de forma consistente na alfabetização e supera as metas projetadas.

A prefeita Valdéia Martins comemorou o resultado positivo e destacou o compromisso da gestão com a educação. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, planejamento e investimento. Seguiremos firmes, priorizando a educação e garantindo que nossas crianças tenham um futuro melhor”, afirmou.

A Articuladora Municipal de Gestão e Formação (CNCA), Andreza Gomes, explicou a importância do indicador. “Esse percentual representa o número de crianças que já sabem ler e escrever adequadamente na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental. Ele mostra se os alunos estão adquirindo a base mais importante da vida escolar: a leitura e a escrita no tempo adequado. O bom desempenho alcançado em 2025 é resultado do trabalho comprometido dos professores alfabetizadores e de todas as ações desenvolvidas ao longo do processo”, destacou.

Índice Nacional Criança Alfabetizada

O Indicador Criança Alfabetizada (ICA) é uma métrica nacional, publicada pelo Inep, que mede o percentual de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas que atingiram o padrão nacional de alfabetização. Ele monitora o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, utilizando avaliações estaduais e uma nota de corte de 743 pontos no Saeb.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas abre período para solicitação de transferência na rede municipal entre 6 e 10 de abril

Período ocorre de 6 a 10 de abril pelo SIMPalmas e antecede...

Gestão de Santa Tereza entrega ovos de Páscoa nas escolas municipais

Ovos de páscoa foram entregues pela prefeita Eliene Diógenes com atividades lúdicas...