Último dia para eleitor sem biometria regularizar o título e garantir voto em outubro

por Jornal Folha do Jalapao — 06/04/2026 às 14:24 — em Geral

O atendimento deve ser feito pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, no portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

O calendário eleitoral definido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) atinge um marco decisivo nesta segunda-feira, 6 de abril. Este é o prazo final para que eleitores e eleitoras que não possuem cadastro biométrico válido solicitem operações de alistamento, transferência ou revisão de dados. A regularização é condição essencial para quem deseja participar das eleições de outubro.

O atendimento deve ser feito pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, no portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Após hoje, o cadastro para quem não tem biometria será fechado para processamento interno da Justiça Eleitoral.

Fechamento do Cadastro Eleitoral

Faltam apenas 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral, e a Justiça Eleitoral do Tocantins faz um alerta importante às eleitoras e aos eleitores. Até o dia 6 de maio, ainda é possível tirar o título de eleitor, atualizar dados, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar pendências para participar das Eleições Gerais de 2026.

Após essa data, o cadastro será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita até depois do pleito, marcado para 4 de outubro, em primeiro turno. A medida segue o que determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que estabelece o encerramento do cadastro 150 dias antes da votação.

Além de não poder votar, quem estiver com o título irregular ou cancelado pode enfrentar algumas restrições, como dificuldade para tirar passaporte, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em instituições públicas de ensino, entre outras. Regularizar a situação eleitoral é um passo importante para garantir o direito ao voto e a participação nas decisões do país.



Até o fechamento do cadastro, o cidadão poderá irar o primeiro título de eleitor; solicitar a transferência de domicílio eleitoral; atualizar informações cadastrais; e regularizar a situação eleitoral. A orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), é não deixar para a última hora, evitando filas e possíveis imprevistos.

Fim do prazo para candidatos e partidos

No último sábado, 4 de abril, encerrou-se o período de seis meses antes do primeiro turno, data-limite para definições políticas essenciais ao pleito. Entre elas a comprovação por parte dos candidatos de residência na circunscrição onde disputarão o pleito; o fim do prazo as trocas de partidos (janela partidária) e definição de novos quadros; e tambem para a desincompatibilização de governadores e prefeitos que buscam outros cargos em outubro tiveram até o dia 4.

O que esperar de Maio

Com o encerramento da “janela” de abril, o calendário eleitoral reserva datas fundamentais para o próximo mês. Confira abaixo:

6 de Maio: Data final para cidadãos (já com biometria ou situação regular) requererem o primeiro título, transferência de local de votação ou revisão de dados.

13 a 15 de Maio: Realização do Teste de Confirmação do Teste de Urna em Brasília, para validar a segurança dos sistemas.

15 de Maio: Liberação do Financiamento Coletivo. Pré-candidatos podem iniciar a arrecadação de recursos via “vaquinhas virtuais”, desde que não haja pedido explícito de voto.

Serviço ao Eleitor

O alistamento e o voto são obrigatórios para brasileiros a partir dos 18 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas, o voto é facultativo. Regularize sua situação hoje mesmo para evitar restrições no seu CPF e garantir sua participação democrática.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano

Estimativa para crescimento da economia é 1,85% A previsão do mercado financeiro...

Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro

Primeiro turno das eleições será em 4 de outubro O prazo para agentes...