APARECIDA: Escola Luza Machado de Miranda celebra o Dia dos Povos Indígenas com cultura Xerente

por Jornal Folha do Jalapao — 19/04/2026 às 15:25 — em Cidades, Destaques

Ação reuniu estudantes e indígenas Xerentes em um dia de apresentações culturais, aprendizado e valorização dos povos originários.

Em um dia marcado por aprendizado, respeito e valorização cultural, a Escola Municipal Luza Machado de Miranda, em Aparecida do Rio Negro, promoveu na última sexta-feira, 17, uma programação especial em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril. A ação contou com a presença de 23 indígenas do povo Akwe Xerente, da Aldeia Brejo Cumprido, município de Tocantínia.

A iniciativa transformou o ambiente escolar em um espaço de encontro entre culturas, promovendo apresentações, diálogos e vivências que aproximaram estudantes e comunidade da realidade dos povos originários do Tocantins. A atividade também integrou o projeto político-pedagógico da unidade, que prevê ações voltadas ao respeito às culturas tradicionais e ao fortalecimento da identidade dos estudantes.

Durante os turnos matutino e vespertino, o grupo Xerente apresentou elementos de sua cultura, como manifestações tradicionais, utensílios, adereços e artesanato. As atividades permitiram que os alunos conhecessem mais de perto a riqueza cultural do povo indígena, reforçando o entendimento sobre sua importância histórica e social.

Além das apresentações culturais, a programação também incluiu momento cívico, com execução do Hino Nacional, e atividades desenvolvidas pelos próprios estudantes, envolvendo diferentes turmas da unidade escolar. A proposta também dialogou com o Dia do Livro Infantil, ampliando o caráter educativo e interdisciplinar da ação.

Segundo a gestão escolar, embora a unidade conte com alguns alunos indígenas, o número ainda é reduzido, o que torna iniciativas como essa, essenciais para fortalecer a identidade desses estudantes e ampliar o respeito às culturas indígenas dentro do espaço educacional.

A programação também teve como objetivo incentivar o intercâmbio cultural entre escola e comunidades tradicionais, aproximando os estudantes da realidade das aldeias e promovendo reflexões sobre diversidade, história e direitos dos povos indígenas.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira, destacou a importância da iniciativa e parabenizou a escola pela condução da atividade.

Enquanto Secretário de Educação, parabenizamos a Escola Municipal Luza Machado de Miranda por essa ação, por ter conduzido essa atividade e por buscar enriquecer ainda mais a cultura dos nossos estudantes aparecidenses. Dentro das ações da Secretaria, nós temos o programa Giro Paris, e dentro dele está prevista a visita dos nossos estudantes às aldeias indígenas, fortalecendo esse intercâmbio cultural com o povo Xerente de Tocantínia, o que já estamos organizando para acontecer com alguns alunos”, ressaltou.

A ação reforça o compromisso da rede municipal de ensino de Aparecida do Rio Negro com uma educação inclusiva, sensível à diversidade cultural e comprometida com a valorização dos povos indígenas, especialmente em uma data que simboliza resistência, história e identidade.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Aparecida entrega galeria no Baixão e reforça infraestrutura da zona rural

A obra integra o conjunto de ações da gestão municipal voltadas à...

Prefeitura de Palmas institui área de proteção ao ciclismo na NS-15 neste sábado,18

Evento marca início de interdição programada da via e homenageia médico Pedro...