Governo do Tocantins prorroga prazo para regularização de lotes em Projetos Públicos de Irrigação e fortalece setor produtivo

por Jornal Folha do Jalapao — 27/05/2026 às 15:17 — em Estado

Com Medida Provisória, regularização e transferência da titularidade dos lotes podem ser feitas até 1º de outubro de 2029 

O Governo do Tocantins publicou nessa terça-feira, 26, a Medida Provisória (MP) nº 27, que altera a Lei nº 3.905/2022 e prorroga até 1º de outubro de 2029 o prazo para regularização e transferência da titularidade dos lotes dos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) no estado.

A medida garante mais segurança jurídica aos produtores e fortalece o processo de regularização fundiária nos perímetros irrigados tocantinenses e é resultado da reunião realizada, nessa terça-feira, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, entre o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e representantes do Distrito de Irrigação Manuel Alves (Dima), entre eles a presidente, Vanda Marli Sulzbach; o tesoureiro Rodrigo Figueiredo Adamante; e o gerente-executivo, Patrick Diogo Antunes, além de secretários estaduais e equipes técnicas do Governo do Tocantins.

Durante o encontro, foram tratados a entrega de títulos definitivos aos irrigantes, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); e a MP que autoriza a transferência da titularidade dos lotes aos produtores do perímetro irrigado. A medida visa ainda permitir a continuidade do processo de regularização fundiária e contratual dos imóveis localizados nos projetos irrigados estaduais; e principalmente, ampliar a capacidade de investimentos no sudeste do estado.

Com a alteração, a MP estabelece que a alienação dos lotes poderá ocorrer mediante transferência da titularidade e dos débitos relativos à aquisição do imóvel, com interveniência e anuência do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e do Itertins. Outro ponto previsto com a Medida Provisória é a possibilidade de emissão do Título Definitivo de Propriedade ao atual adquirente do lote, desde que haja comprovação da quitação integral no estado.

O governador Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento do setor produtivo e a ampliação dos investimentos no Projeto Manuel Alves. “Estamos ouvindo os produtores, acolhendo as demandas e trabalhando na construção de soluções que fortaleçam ainda mais o Projeto Manuel Alves. Este é um empreendimento que avançou significativamente em nossa gestão e continuará avançando. Nosso compromisso é garantir segurança jurídica, apoiar quem produz, gerar oportunidades e criar as condições necessárias para que o projeto siga crescendo, ampliando sua produção e conquistando novos mercados no Brasil e no exterior”, afirmou o governador.

O titular da Secihd, Ítalo Ricardo Lopes Cavalcante, destacou o compromisso da Secretaria em promover o desenvolvimento regional voltado à fruticultura irrigada e outras ações que proporcionem melhoria da qualidade de vida da população da região. “Com essa medida, o Governo do Tocantins vai garantir mais celeridade aos processos e permitir o avanço na regularização das áreas produtivas do Manuel Alves. A determinação do governador Wanderlei Barbosa é criar condições para ampliar investimentos e fortalecer ainda mais a produção no projeto”, frisou.

O presidente do Itertins, Edimar Ferreira da Silva, afirmou que a transferência da emissão dos títulos ao Instituto dará mais agilidade aos processos de regularização das áreas produtivas do Projeto Manuel Alves. “Essa Medida vai garantir mais eficiência e celeridade na condução dos processos de regularização, especialmente na emissão dos títulos definitivos. Isso representa mais segurança jurídica e mais rapidez na entrega dos documentos aos produtores do Projeto Manuel Alves”, ressaltou.

Segurança jurídica e expansão da produção

De acordo com o produtor rural e tesoureiro do Dima, Rodrigo Figueredo Adamante, o Projeto Manuel Alves gera cerca de 400 empregos diretos, movimenta aproximadamente R$ 40 milhões por ano na economia regional; e a medida representa um avanço importante para destravar investimentos e ampliar a capacidade produtiva do projeto. “Essa regularização é fundamental para atrair investidores, ampliar a produção e fortalecer toda a economia da região sudeste. Atualmente, o projeto funciona com cerca de 40% da capacidade, mas a expectativa é dobrar esse potencial com mais segurança jurídica e organização fundiária. Só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa por receber nossas pautas e juntar forças para fazer o projeto continuar evoluindo”, afirmou.

Considerado um dos principais polos de fruticultura irrigada da Região Norte do Brasil, o Projeto Manuel Alves possui 3.792 hectares irrigados pelas águas da barragem do Rio Manuel Alves, distribuídos em 213 lotes entre pequenos irrigantes e produtores empresariais. O projeto também vem ampliando investimentos em sustentabilidade e eficiência energética, incluindo o funcionamento de uma usina solar fotovoltaica entregue recentemente para redução dos custos operacionais do sistema de irrigação.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tocantins registra queda de quase 30% nos homicídios e apresenta uma das maiores reduções do país

Dados divulgados no Atlas da Violência 2026 refletem resultados das ações integradas...

Doutora araguainense toma posse como 1ª reitora eleita do IFTO

Em 2026, Paula Karini Dias Ferreira Amorim tornou-se a primeira mulher eleita...