Missa Sertaneja abre Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida com fé e tradição

por Jornal Folha do Jalapao — 23/07/2026 às 21:38 — em Cidades, Destaques

Celebração reuniu fiéis, cavaleiros, amazonas, autoridades e marcou a bênção dos animais na Praça José Eurico.

A programação da Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Rio Negro, teve início na manhã de quarta-feira, 22, com a Missa Sertaneja, celebrada pelo padre Aderso. A celebração reuniu dezenas de fiéis, cavaleiros, amazonas e autoridades municipais em um momento de fé, devoção e valorização das tradições religiosas e culturais do município.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Deusimar Amorim, acompanhado da primeira-dama Ana Cláudia e dos filhos, além do vice-prefeito Roquinho Tavares, que participou da celebração ao lado de sua família. Os capitães da festa também prestigiaram a missa, reforçando o compromisso com uma das mais importantes manifestações religiosas da cidade.

Após a celebração, os padres Aderso e José Barbosa realizaram a tradicional bênção dos animais, em frente à Igreja Matriz, na Praça José Eurico. O momento, marcado por orações e emoção, reuniu os participantes da cavalgada e moradores, pedindo proteção para os animais e para todos que preservam essa tradição.

A Missa Sertaneja abriu oficialmente a programação dos festejos da padroeira, que até o próximo domingo, 26, contará com celebrações religiosas, manifestações culturais e momentos de confraternização, fortalecendo a fé da comunidade e mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.

O prefeito Deusimar Amorim destacou que a abertura dos festejos representa um momento de união, espiritualidade e valorização das tradições que fazem parte da identidade do município. Segundo ele, a Festa da Padroeira fortalece a fé da comunidade e reúne gerações em torno de uma celebração que atravessa décadas.

“A Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida representa um dos momentos mais importantes da nossa cidade. É um tempo de renovar a fé, fortalecer os laços entre as famílias e preservar uma tradição que faz parte da história de Aparecida. É uma alegria participar deste momento ao lado da comunidade e ver tantas pessoas reunidas em oração“.

Neste ano, além de vice-prefeito, Roquinho também assume a missão de capitão da festa, papel tradicional desempenhado por moradores que ajudam a manter viva a organização e o espírito dos festejos. Emocionado, ele falou sobre a responsabilidade e a honra de participar da celebração dessa forma.

“Ser capitão da festa neste ano é uma honra e uma grande responsabilidade. Participar dessa tradição, que passa de geração em geração, tem um significado muito especial para mim e para minha família. Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando nosso povo, os cavaleiros, as amazonas e todos que dedicam seu tempo para manter viva essa bela manifestação de fé“.

Após a tradicional bênção dos animais, as comitivas seguiram para a chácara do vereador Ernane Araújo, ponto de concentração da cavalgada. No local, cavaleiros, amazonas, autoridades e participantes compartilharam um almoço de confraternização, fortalecendo os laços de amizade e mantendo viva uma das tradições mais marcantes dos festejos da Padroeira. De lá, os participantes partiram em cavalgada pelas ruas da cidade, levando consigo a fé, a devoção e o orgulho de preservar uma celebração que atravessa gerações.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Energisa realiza troca de lâmpadas, sorteio de geladeiras e atendimento em 5 cidades do TO

Ação da Energisa percorre o interior com troca de lâmpadas por LED...

Aparecida é destaque em qualidade de vida e está entre os 15 melhores municípios do Tocantins no IPS Brasil

O Índice de Progresso Social avalia diversos fatores que medem a qualidade...