Missa Sertaneja abre Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida com fé e tradição

por Jornal Folha do Jalapao — 23/07/2026 às 21:38 — em Cidades, Destaques

Celebração reuniu fiéis, cavaleiros, amazonas, autoridades e marcou a bênção dos animais na Praça José Eurico.

A programação da Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida teve início na manhã desta quarta-feira, 22, com a Missa Sertaneja, celebrada pelo padre Aderso. A celebração reuniu dezenas de fiéis, cavaleiros, amazonas e autoridades municipais em um momento de fé, devoção e valorização das tradições religiosas e culturais do município.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Deusimar Amorim, acompanhado da primeira-dama Ana Cláudia e dos filhos, além do vice-prefeito Roquinho Tavares, que participou da celebração ao lado de sua família. Os capitães da festa também prestigiaram a missa, reforçando o compromisso com uma das mais importantes manifestações religiosas da cidade.

Após a celebração, os padres Aderso e José Barbosa realizaram a tradicional bênção dos animais, em frente à Igreja Matriz, na Praça José Eurico. O momento, marcado por orações e emoção, reuniu os participantes da cavalgada e moradores, pedindo proteção para os animais e para todos que preservam essa tradição.

A Missa Sertaneja abriu oficialmente a programação dos festejos da padroeira, que ao longo dos próximos dias contará com celebrações religiosas, manifestações culturais e momentos de confraternização, fortalecendo a fé da comunidade e mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.

O prefeito Deusimar Amorim destacou que a abertura dos festejos representa um momento de união, espiritualidade e valorização das tradições que fazem parte da identidade do município. Segundo ele, a Festa da Padroeira fortalece a fé da comunidade e reúne gerações em torno de uma celebração que atravessa décadas.

A Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida representa um dos momentos mais importantes da nossa cidade. É um tempo de renovar a fé, fortalecer os laços entre as famílias e preservar uma tradição que faz parte da história de Aparecida. É uma alegria participar deste momento ao lado da comunidade e ver tantas pessoas reunidas em oração“.

Neste ano, além de vice-prefeito, Roquinho também assume a missão de capitão da festa, papel tradicional desempenhado por moradores que ajudam a manter viva a organização e o espírito dos festejos. Emocionado, ele falou sobre a responsabilidade e a honra de participar da celebração dessa forma.

Ser capitão da festa neste ano é uma honra e uma grande responsabilidade. Participar dessa tradição, que passa de geração em geração, tem um significado muito especial para mim e para minha família. Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando nosso povo, os cavaleiros, as amazonas e todos que dedicam seu tempo para manter viva essa bela manifestação de fé“.

Após a tradicional bênção dos animais, as comitivas seguiram para a chácara do vereador Ernane Araújo, ponto de concentração da cavalgada. No local, cavaleiros, amazonas, autoridades e participantes compartilharam um almoço de confraternização, fortalecendo os laços de amizade e mantendo viva uma das tradições mais marcantes dos festejos da Padroeira. De lá, os participantes partiram em cavalgada pelas ruas da cidade, levando consigo a fé, a devoção e o orgulho de preservar uma celebração que atravessa gerações.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas atualiza regras para prestações de contas das parcerias com Organizações da Sociedade Civil

Alterações foram listadas em Decreto publicado no Diário Oficial do Município, desta...

SANTA TEREZA: Prefeitura vai instalar poço artesiano para ampliar o abastecimento de água na Região da Olaria

Medida foi anunciada pela prefeita Eliene Batista durante reunião com moradores e...