Adetuc e associação das Serras Gerais traçam metas para desenvolvimento da cultura regional

por Wenina — 25/08/2021 às 18:38 — em Cidades, Destaques

A integração do turismo e da cultura nas Serras Gerais e as ações de incentivo aos produtores culturais foram alguns dos assuntos abordados entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano; e a vice-presidente da Associação de Arte, Cultura e Desenvolvimento Turístico Sustentável de Serras Gerais, Sandra Reniê. Encontro ocorreu de forma on-line, na terça-feira, 24. 

Com sede no município de Lavandeira, a instituição é responsável pela Casa de Cultura Arte da Serra, que atua na difusão da arte, do artesanato e da produção artesanal desenvolvida por artesãos e artistas regionais dos municípios de Aurora, Combinado e Lavandeira. A associação executa ainda projetos como a Feira da Serra e a Arte Capacita, na cidade de Lavandeira. 

Durante a reunião, que buscou fortalecer o apoio da Adetuc para a instituição, e que já desenvolve cursos de profissionalização e presta assessoria a artistas e artesãos, a vice-presidente afirmou que o objetivo é fomentar a rica identidade cultural existente na região das Serras Gerais. 

“A cultura, genuína expressão do povo, é uma forte ferramenta de desenvolvimento do turismo, afinal a maior beleza das terras tocantinenses é o seu povo e as maravilhas da sua natureza”, frisou Sandra Reniê, ao dizer que a expansão turística desperta interesse dos visitantes pelas raízes culturais e por sua vez, incentiva os artistas e os artesãos a difundirem suas criações e, por meio delas, agregarem uma fonte de renda. 

Já o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a relevância da instituição para a região, que já conta com 20 associados, considerando a união entre o turismo e a cultura. “Temos trabalhado para expandir tanto as atividades turísticas quanto as culturais nas Serras Gerais. Nosso objetivo é fazer com que as duas áreas estejam integradas e que isso garanta o desenvolvimento de empregos e o aumento da renda das famílias tocantinenses”, afirmou Jairo Mariano, ao parabenizar a atuação da associação na região.

“A cultura, genuína expressão do povo, é uma forte ferramenta de desenvolvimento do turismo”, destaca Sandra Reniê – Divulgação

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Palmas ganha dois novos locais de votação e amplia estrutura eleitoral para 2026

A capital já contabiliza mais de 210 mil eleitoras e eleitores. Com...