Tocantins - 22/12/2024 - 18:47

Folha do Jalapão

Carreata em favor da vida chama atenção para prevenção ao suicídio em Mateiros

Postado em 13/09/2021

Servidores da Prefeitura de Mateiros realizaram uma caminhada pelas ruas da Cidade, com o objetivo de divulgar a importância dos cuidados com a  saúde mental, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. O momento foi organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, em parceria com as demais secretarias.

Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de ações voltadas à prevenção do suicídio, a Prefeitura de Mateiros, por meio da Secretaria Municipal Habitação, Trabalho e Assistência Social, em parceria com as demais secretarias, realizou uma carreata, que saiu da Praça da Prefeitura e percorreu as ruas da Cidade até a Praça das Cachomorras.

O Setembro Amarelo foi instituído com o propósito de prevenir e reduzir o número de suicídios no país, além de alertar a população sobre esse problema. No dia 10 deste mês é celebrado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, intensificando-se durante setembro.

Durante a carreata, os servidores municipais uniformizados exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo. Os carros também receberam balões amarelos para chamar a atenção sobre o tema. “A campanha tem como objetivo informar e conscientizar toda a população sobre a importância de se falar do assunto, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre esse problema”, comenta a secretária Municipal de Assistência Social, Mariene Tavares.

A psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Raíssa Bitzcof, também falou sobre o tema durante a carreata. Os participantes chamaram a atenção dos moradores e de quem passava pelas ruas da Cidade, com bandeiras, carro de som e veículos.

Setembro Amarelo

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública – cerca de 800 mil pessoas, em todo o mundo, tiram a própria vida. Só no Brasil foram registrados 13.467 suicídios, uma taxa de 6,1 a cada grupo de 100 mil mortes, ocupando o 8º lugar em números de suicídio.

Destinado a chamar atenção sobre uma das principais causas de mortalidade no mundo, o mês de setembro alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e uma série de sinais e sintomas do pensamento suicida.

Compartilhe no:

Relacionados