Governo incentiva participação de mulheres tocantinenses em Prêmio da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica

por Wenina — 23/09/2021 às 08:37 — em Destaques, Estado

Indicação de candidatas para o prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher deve ser feita até 31 de outubro

Com intuito de incentivar o interesse e a participação das mulheres tocantinenses no desenvolvimento de pesquisas científicas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) divulgou nesta quarta-feira, 22, a realização da 3ª edição do prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O edital está disponível no site da Fapt (https://www.to.gov.br/fapt/editais-externos/44ek3pmyilp1).

O prêmio é dividido nas categorias: Mulheres Cientistas, dedicada às cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais; e Meninas na Ciência, dedicada às jovens e às futuras cientistas que desenvolvem pesquisas de iniciação científica no ensino médio ou na graduação.

A participação na premiação é feita mediante indicação, que deve ser encaminhada à SBPC até o 31 de outubro, via e-mail: premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.

Serão aceitas para premiação na categoria Mulheres Cientistas, as candidatas indicadas pelas sociedades científicas afiliadas à SBPC. Já para a categoria Meninas nas Ciências, as candidatas devem ser indicadas por pró-reitorias de Pesquisa, secretarias de Educação e comissões organizadoras de olimpíadas e feiras científicas escolares e universitárias.

O anúncio da premiação será feito no dia 15 de janeiro de 2022 e a cerimônia de entrega do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher será realizada no dia 11 de fevereiro do próximo ano, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, definido pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco).

O presidente da Fapt, Márcio da Silveira, reforça a importância da participação das mulheres e das jovens cientistas tocantinenses no Prêmio. “No Tocantins, há muitas mulheres cientistas vinculadas às instituições de ensino superior públicas e privadas. Além disso, muitas jovens estudantes dos ensinos médio e superior estão ingressando nesta carreira científica. Desta forma, incentivamos a todas a participarem do 3° prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da SBPC”, destaca.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Cafundó do Brejo e Matutos da Noite levam principais prêmio do Arraiá da Capital de 2025

O Arraiá da Capital de 2025 chegou ao fim depois de muita...

Com mais de 1,4 mil vagas, Senac Tocantins abre matrículas para o mês de julho

Os cursos disponíveis são das áreas de Saúde, Beleza, Gestão e Negócios,...