Governador prorroga pagamento de indenizações e entrega itens de segurança à Polícia Penal

por Wenina — 27/10/2021 às 08:38 — em Destaques, Estado

Dentre os itens entregues estão 56 mil munições letais e um drone

O governador do Estado do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, assinou nesta terça-feira, 26, Medida Provisória (MP) que prorroga o pagamento de indenizações a servidores do Sistema Penitenciário e Prisional e do Sistema Socioeducativo. O chefe do Executivo Estadual também entregou, simbolicamente, mais de 59 mil itens de segurança à Polícia Penal e se comprometeu em apreciar o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) e o Estatuto da Polícia Penal para posterior envio à Assembleia Legislativa do Tocantins, ainda neste ano.  

A MP, assinada pelo Governador, prorroga até outubro de 2022 o período de pagamento de indenizações instituído pela Lei Estadual nº 3.580/19, a qual fixou o valor de R$ 500,00 para Indenização por Sujeição ao Trabalho Penitenciário e Prisional (ISTPP) e para Indenização por Sujeição ao Trabalho de Atendimento Socioeducativo (ISTEAS). A ISTPP abrange titulares de cargos de agente de execução penal e analista de execução penal do Sistema Penitenciário e Prisional Estadual; e a ISTEAS, os titulares de cargos de agente especialista socioeducativo, agente socioeducativo, motorista, técnico em enfermagem e agente de segurança socioeducativo.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa reforçou seu compromisso com a categoria e afirmou que dará encaminhamento para que o PCCS e o Estatuto da Polícia Penal sejam enviados com a máxima brevidade para apreciação da Assembleia Legislativa. 

“A Assembleia vai receber uma matéria que foi discutida por vocês. Todas as medidas que tomarmos serão discutidas de maneira jurídica e administrativa para que haja segurança. Vamos olhar de maneira constitucional. Aqueles que puderem ser da Segurança Pública, constitucionalmente serão. Parabéns a vocês pela conquista e espero que a Assembleia aprecie a matéria de maneira rápida, para que vocês tenham suas carreiras regulamentadas e de acordo com a Constituição”, destacou o Governador.

O secretário de estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, reforçou sua alegria pelo comprometimento do Governador com a valorização da categoria.  “Nós iniciamos esta conversa de valorização da categoria lá atrás, mas mesmo o Governo estando sem condições de valorizar os servidores financeiramente, esses policiais não pararam de trabalhar. Hoje o Tocantins é modelo na gestão prisional, uma gestão tocada por estes servidores. Nossos agentes são capacitados, estamos há um ano sem fuga, estamos acabando com a superlotação, todas as unidades prisionais do Tocantins estão em reforma e posso dizer que hoje é o dia mais feliz de toda essa gestão, porque temos o comprometimento do Governador em dar encaminhamento ao PCCS e ao Estatuto”, comemorou. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade, afirmou que a Casa de Leis está à disposição para apreciar e votar com a máxima celeridade as matérias que beneficiem o povo tocantinense. “Logo que recebermos a matéria da Polícia Penal vamos nos debruçar, discutir e aprovar o mais rápido possível. Recentemente, recebemos o governador de Rondônia que ficou encantado com o trabalho que é prestado por estes servidores e que acompanhamos de perto. Parabenizo toda a Polícia Penal pelos relevantes serviços”, disse. 

 presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sindippen/TO), Wilton Angeles, reforçou o apoio que o governador Wanderlei Barbosa sempre dispensou à Polícia Penal. “Nossos policiais penais têm mudado a cara do sistema prisional com muito trabalho e dedicação. O Governador conhece nossa luta, participa ativamente do dia a dia da nossa classe, foi ele que recebeu a minuta do nosso PCCS. Tenho certeza que ele ainda vai contribuir muito para a evolução da Polícia Penal do Tocantins”, afirmou. 

Equipamentos

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa entregou 56 mil munições letais, 3.413 munições menos letais, um drone e uma maleta de instrução para capacitação dos servidores. Os itens foram adquiridos por meio de recurso do Fundo Penitenciário Estadual e do Programa Valorizar, que visa a capacitação e valorização daqueles que atuam no Sistema Penal do Tocantins. 

A solenidade no Palácio Araguaia contou com a participação de servidores da Polícia Penal, sindicatos e associações que representam a categoria, deputados estaduais e secretários de Estado.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Defesa Civil atende ocorrências de incêndio em lixo e entulho e reforça alerta em Palmas

Casos foram registrados nas regiões norte e sul; Capital soma 13 focos...