SANTA TEREZA DO TO: Moradores com hipertensão e diabetes são atendidos durante ação com Grupo Hiperdia

por Wenina — 08/11/2021 às 11:36 — em Cidades, Destaques

O encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na Feira Coberta contou com ginástica laboral, dinâmicas, testes de glicemia, aferição de pressão e frequência cardíaca, dentre outros procedimentos.

Moradores do Município de Santa Tereza do Tocantins com hipertensão e diabetes tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira, 8. Os pacientes participaram do encontro do Grupo Hiperdia, em uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu na feira coberta, onde reuniram mais de 70 pessoas.

A equipe de saúde promoveu durante o encontro várias atividades, como Ginástica Laboral, Aferição de Pressão Arterial e da Frequência Cardíaca, Avaliação Antropométrica, Teste de Glicemia Capilar; Atualização Vacinal e Dinâmicas.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Neyla Symonara, o objetivo do encontro foi mostrar aos pacientes que é possível ter uma vida com qualidade. “Isso de acordo com a forma em que o paciente direciona seu comportamento relacionado à saúde, mudando hábitos de vida por uma nova rotina e estilo de vida, que é o que vai determinar sua qualidade de vida”, disse.

Também ocorreram palestras educativas ministradas pelo médico Dr. Paulo Henrique, cirurgião dentista Dr. Cristophe Rocha, e pela coordenadora de endemias, Aline Cirqueira.

Um dos temas abordados durante a palestra foram relacionados, principalmente, aos benefícios em se manter controlados os níveis de pressão arterial e diabetes, compreendendo os níveis adequados de glicose sanguínea, tanto em jejum como depois do almoço.

“É grande o número de pessoas que se encontram na faixa de hipertensão arterial e de diabetes e à medida que a população envelhece cresce o número de hipertensos e diabéticos, obrigando o serviço público tomar medidas no sentido de se tentar diminuir ao máximo esses índices de doenças”, salienta Dr. Paulo Henrique.

Um café da manhã saudável também foi servido aos pacientes durante o encontro que contou também com a participação da primeira-dama Alice Lourenço.

A coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Merenciana Coelho, alertou sobre a importância da participação no grupo. “Observa-se que os hipertensos que participam dos grupos possuem um maior controle da pressão arterial. Isso acontece porque esses possuem maior informação sobre os fatores que interferem na pressão arterial e as complicações da pressão arterial não controlada”, completou a coordenadora.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas prestigia solenidade de incorporação do Exército Brasileiro

Secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Vieira Marques (Soró), representou o Município...

Prefeitura de Palmas orienta população como denunciar envenenamento de animais

Procedimentos incluem registro de provas, acionamento dos canaisoficiais e encaminhamento imediato para...