APARECIDA:  Neto Tavares é eleito novo presidente da Câmara após recuo e acordo com oposição

por Wenina — 25/11/2021 às 09:30 — em Atividade Parlamentar, Destaques

O vereador e atual presidente, Enarne Araújo, perdeu a disputa com a sua candidata, Yara Rocha, à Mesa Diretora da câmara de vereadores do município. No entanto, tudo indica que dificilmente a nova presidência será empecilho para a Administração Municipal no ano próximo ano.

A sessão da Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro desta quarta-feira, 24, contou com casa cheia e a presença de todos os vereadores no início da reunião. Em plenário, os ânimos acirrados de alguns vereadores não passaram por despercebido. Também não passou despercebido que os dois vereadores que encabeçaram chapas para concorrer à eleição da presidência se vestiram de amarelo. Coincidência ou não, só não imaginavam o que aconteceria na noite os quatro vereadores que previam a vitória.

Enquanto a vereadora Yara Rocha contava a certeza de que concorreria com chapa única, os parlamentares da oposição foram estratégicos e se aliaram ao vereador Neto Tavares – que até minutos antes da votação era o candidato a vice na chapa da vereadora – e formaram uma nova chapa, trazendo Tavares candidato a presidente e o Pastor Amilson como vice.

Com plenário cheio, a eleição da mesa transcorreu com surpresas e susto. Com o fato de o voto ser aberto e declarado, a derrota da vereadora Yara, deixou boa parte dos presentes com ‘ar’ de indignação. Mas indiferente de quem foi eleito, a Gestão da Câmara e os demais vereadores terão que continuar trabalhando pelo município.

Chapas apresentadas

A chapa de situação, que não obteve êxito no pleito esteve composta pelos seguintes vereadores: Yara Rocha (Presidente), Neto Tavares que seria o Vice (que desistiu de compor a chapa minutos antes da votação), Mateus Santana (1º Secretário), Ernane Araújo (2º Secretário) e Rejane Barros – Ratinho (Tesoureiro).

Saiu em vantagem a chapa intitulada Trabalhando e Deus Abençoando, que foi eleita com cinco votos. A chapa foi formada pelo vereador Neto Tavares, eleito presidente, tendo como vice, Pastor Amilson, Diego do Lió 1º secretário, Evandro Barbosa, 2º Secretário, e, Misael Ribeiro o tesoureiro.

Votação

Após apresentação das duas chapas, com surpresa e susto para os vereadores da bancada, o voto foi anunciado pelos parlamentares. O novo presidente após declarar seu voto, anunciou em tribuna, sua indignação pelos transtornos que passou no decorrer deste ano, e pediu para se retirar da sessão.

O clima esquentou e os vereadores da chapa derrotada chegaram a fazer pronunciamentos proferindo palavras ofensivas ao novo presidente, usando palavras como “vagabundo, “moleque”, “mentiroso”, o que de acordo com o Regimento Interno, pode configurar falta de Decoro Parlamentar.

Decepção

Dias antes da eleição, as especulações giraram em torno de que a vereadora Yara Rocha, seria candidata única, sendo que em abril de 2021, com eleição antecipada ela se elegeu a presidente para o mandato de 2022. O grupo da oposição recorreu à justiça e a eleição foi indeferida. Yara seguiu confiante, mas não contava com a decepção neste dia 24 de novembro.

Procurado pelo jornal Folha do Jalapão, o vereador eleito, Neto Tavares, ressaltou que o seu compromisso com o povo de Aparecida continua. “Quero agradecer a todos os amigos vereadores que votaram em mim, aos vereadores que compõem minha chapa, muito obrigado. Vamos conduzir os trabalhos da melhor forma possível, respeitando nossa Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e em especial nosso Regimento Interno e o povo de Aparecida”, disse o presidente eleito Neto Tavares à nossa reportagem.

Procurada também pela Folha do Jalapão, a vereadora Yara Rocha preferiu não comentar o assunto e a repercussão da eleição.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Vicentinho Júnior celebra entrega de creches em Santa Rosa e Luzimangues com mais de R$ 4 milhões destinados pela sua atuação em Brasília

Deputado reforça protagonismo na ampliação da infraestrutura educacional do Tocantins, anuncia novas...

Vicente Jr defende que Aleto ponha fim à crise política com impeachment de Wanderlei

Em meio ao afastamento de Wanderlei Barbosa e à interinidade de Laurez...