Regiões afetadas por enchentes no Tocantins voltam a ter alerta para chuva forte

por Wenina — 17/01/2022 às 08:12 — em Destaques, Estado

Mesmo assim, Inmet manteve o alerta no nível amarelo, considerado mais leve que o laranja registrado na última semana. Mais de 2,8 mil pessoas estão fora de casa por causa das enchentes.

As regiões afetadas por enchentes no Tocantins voltaram a ter um alerta para chuvas fortes entre a tarde deste domingo (16) e o meio-dia da segunda-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) optou por manter o nível de alerta na cor amarela, considerada menos grave do que o alerta laranja que vigorou durante quase toda a semana passada.

Esta cor significa que os moradores podem esperar volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por dia, podendo chegar a 50 milímetros nos locais atingidos por pancadas mais fortes. Ventos de até 60 km/h também são esperados.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com o boletim mais atualizado, o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas por conta das enchentes no Tocantins subiu para 2.840 neste domingo (16). Neste sábado eram 1.916 afetados. Segundo a Defesa Civil, mais famílias de São Miguel do Tocantins precisaram deixar as residências nas últimas 24 horas.

O Corpo de Bombeiros continua resgatando moradores afetados e até ilhados por inundações.

A situação mais grave é em São Miguel, na região norte do estado. O município que fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão, concentra a maioria de impactados. Na cidade há 195 pessoas desabrigadas e 1.950 desalojadas – algumas pessoas perderam tudo.

(G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo entrega nova remessa de uniformes aos alunos da Escola Municipal Ruildemar

Cerca de 330 estudantes do 1º ao 5º ano foram contemplados nesta...

Em Rio Sono, Escola Municipal Tomás de Aquino recebe reforma e ampliação com recursos do PROFE

Unidade escolar passa por melhorias e, em breve, contará com um ambiente...