Governo do Tocantins investirá mais de R$ 1 milhão em obras no município de Palmeirópolis
Postado em 12/02/2022
Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11, em solenidade de inauguração do centro de educação infantil no município
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), irá investir mais de R$ 1 milhão em obras de incentivo ao desenvolvimento integral dos estudantes, em Palmeirópolis. Os recursos contemplarão as duas unidades de ensino da rede estadual no município e a construção de uma quadra esportiva. Os investimentos para a quadra são do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego, que está contemplando os 139 municípios tocantinenses.
A construção do piso do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura e a finalização das obras do refeitório do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Professora Maria Guedes contarão com recursos da gestão compartilhada; e a transferência de recursos do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego, para construção da quadra esportiva do Setor União, em Palmeirópolis, foi feita pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Sonho Meu.
“As obras são extremamente necessárias para o desenvolvimento da educação. Há mais de 12 anos, o Colégio Estadual Professora Oneides Rosa aguarda por essa obra e o Colégio Militar do Estado do Tocantins, há mais de cinco anos, está com as obras do refeitório paralisadas. Nossos estudantes não podem mais esperar, todos os tocantinenses merecem acesso a espaços de qualidade para seu processo de aprendizagem. Vamos fazer essas obras”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O governador destacou que a Educação é uma preocupação da gestão. “Assumi e uma das primeiras ações foi buscar meios para pagarmos os direitos dos servidores da educação, dos nossos professores que fazem um trabalho brilhante em prol da formação dos nossos jovens. Vamos seguindo com esse compromisso com os servidores Estaduais”, destacou.
Em Palmeirópolis, além dos anúncios das obras da Educação, o Governo do Tocantins entregou os títulos definitivos de posse de imóveis para 100 famílias do Setor Bom Tempo II. As unidades serão regularizadas pelo programa Regulariza Palmeirópolis, via reurbanização promovida pela Prefeitura, em parceria com o Tribunal de Justiça e o Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias).
Centro Infantil
As obras do Centro de Educação Infantil Sonho Meu foram iniciadas em 2015, quando o titular da Seduc, Fábio Faz, era prefeito do município. “A educação inicia pelas escolas municipais, nas séries iniciais da educação infantil, em que nossos estudantes começam a ser preparados para ingressar na rede estadual de ensino. É um processo de preparação para o ensino superior”, ressaltou.
O Governo do Tocantins é parceiro na execução da obra, por meio do programa Reeduca Tocantins, das secretarias de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e da Educação (Seduc). Os custodiados que participam do programa ajudaram na manutenção, na limpeza e na pintura das calçadas e dos muros da Unidade; e fizeram jardinagem e pequenos reparos. O programa visa à reinserção da comunidade carcerária e garante a melhoria das escolas.
O prefeito do município de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Junior, destacou a importância dos anúncios feitos para o município. “Para nós, é uma alegria termos o professor Fábio Vaz representando a Educação, ele que fez um excelente trabalho em nosso município e que, agora, está trabalhando em prol da educação de todo o Estado do Tocantins”, comemorou.
Volta às aulas
O gestor da Seduc destacou a importância de os estudantes voltarem para as salas de aulas. “Estamos retomando as atividades presenciais das nossas escolas na segunda-feira [14], mas não é só retornar para as salas de aula. Estamos preocupados em garantir uma educação de qualidade. Por isso, estamos investindo nos nossos espaços educacionais para que os estudantes tenham prazer em aprender”, apontou Fábio Vaz.
(Secom-TO)