Sem passaporte da vacina, Filipe Martins é barrado na Educação e Marilon na Saúde

por Wenina — 02/03/2022 às 13:20 — em Destaques

Os vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas) tiveram a entrada impedida em dois prédios públicos na Capital, por não portar o passaporte vacinal

O movimento antivax, forte no meio Bolsonarista entre os que se recusam a tomar as doses de vacina anti-covid, tem dois adeptos confirmados na Câmara de Palmas. Os vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas) tiveram a entrada impedida em dois prédios públicos na Capital, por não portar o passaporte vacinal.

Conhecido pelas posturas preconceituosas, o vereador Filipinho tem trabalhado o limite da tolerância da prefeita Cinthia Ribeiro, que comanda o PSDB, numa atitude lida pelos pares como uma tentativa de provocar a própria expulsão dos quadros do partido, saindo com o mandato.

Filipe Martins provocou a discussão em torno do Dia das Mães e Dia dos Pais, duas datas do calendário lojista (criadas para incentivar a venda de presentes). As datas são conhecidas por gerar constrangimento para crianças que não têm pais –  e as escolas insistem em atividades que obrigam a criança a fabricar presentinhos e levar para casa – ou que não têm mães e que são criadas por avós, tios, tias, padrinhos ou outros familiares.

A Secretaria de Educação enfrentou o bombardeio de Filipinho –  aparentemente da base da prefeita – e também do vereador Rubens Uchôa, autor do projeto de lei que criou o Dia da Família da escola. Nesta data, a Educação de Palmas pretendia fazer uma comemoração unificada, acolhendo todas as formações familiares.

“Eu questionei o por que foi retirado e provei que nos anos anteriores as duas datas constavam do calendário escolar”, disse o autor do projeto por telefone ao Blog.

Uchôa diz não compactuar com fake News e informou que num entendimento com a Semed as datas já foram reinseridas no calendário escolar do ano. O Blog pediu confimação à Prefeitura de Palmas e aguarda resposta.

Sem fechar acordo sobre a exigência ou não do passaporte vacinal para entrar na Câmara de Palmas, a Casa continua servindo como palco para manifestações antivax.

Foi o que aconteceu ontem, 23 de fevereiro na porta do prédio, provocando a reação do Coletivo Somos, que tem vaga na suplência do PSB na Casa. “Vimos o movimento e decidimos nos posicionar” disse ao Blog, Alexandre Peara.

No caso do vereador Marilon Barbosa, ele teve o acesso negado na secretaria de Saúde. Para atendê-lo, o secretário da pasta, Thiago Marconi teria saído do prédio.

Articulado em todos os segmentos, os antivax têm no promotor Adriano das Neves outro representante. O promotor viu frustrada sua tentativa de derrubar a exigência do passaporte vacinal na cidade de Palmas, em ação barrada pela justiça na Capital.

Com o movimento desta terça-feira, o Somos mais uma vez se mostrou necessário, na medida em que cumpre um papel de militância ativa, para além do período eleitoral, na defesa de direitos fundamentais que a maioria das pessoas acaba manifestando apoio apenas pelas redes sociais. 

O Portal T1 Notícias pediu à Câmara de Palmas informações sobre quais os vereadores que ainda não possuem o passaporte vacinal e aguarda retorno.

(T1-Notícias)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Missa Sertaneja abre Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida com fé e tradição

Celebração reuniu fiéis, cavaleiros, amazonas, autoridades e marcou a bênção dos animais...

Prefeitura de Palmas atualiza regras para prestações de contas das parcerias com Organizações da Sociedade Civil

Alterações foram listadas em Decreto publicado no Diário Oficial do Município, desta...