Secretaria da Saúde de Lagoa do Tocantins faz ação preventiva no Dia Mundial da Hipertensão Arterial

por Wenina — 17/05/2022 às 11:56 — em Cidades, Destaques

Orientações quanto à prevenção e controle da doença foram realizadas a um grupo de cerca de 50 pessoas da comunidade. Os moradores também aferiram pressão arterial, glicemia e realizaram exercícios físicos

Esta terça-feira, 17 de maio, é a data considerada o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, e, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados e atitudes necessárias para a prevenção da doença, a Prefeitura de Lagoa do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação nesta manhã na feira coberta, aberta ao público em geral.

Cerca de 50 pessoas participaram do momento, que contou com orientações acerca da prevenção, cuidados e consequências. O tema deste ano é ‘Meça a Pressão e Descomplique a Vida’, reforçando a importância da aferição da pressão arterial para o diagnóstico e do controle da pressão por adoção de hábitos saudáveis de vida, e, uso correto da medicação quando indicado para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC e doença renal.

O enfermeiro Feliciano Sousa Pereira explicou aos participantes sobre prevenção e tratamentos. “Muitos aqui são hipertensos e outros não, mas nosso enfoque é mostrar às pessoas que das doenças cardiovasculares, mais de 50% das mortes está ligada à hipertensão. Os dados oficiais do Brasil mostram que cerca de 38 milhões de pessoas são acometidas pela doença”, sinalizou.

Segundo as orientações da nutricionista Mirelle Lima, que participou do evento, é recomendado como medida de prevenção e controle de hipertensão a restrição de alguns grupos e determinados alimentos, principalmente o sal. “Uma alimentação baseada em alimentos processados e industrializados gera sobrepeso e obesidade, que traz sérios riscos à saúde. O acúmulo de células gordurosas gera aumento do risco de entupimento das artérias, aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial e de colesterol e triglicérides elevados, diabetes, acúmulo de gordura no fígado, todos fatores que dificultam o funcionamento e desempenho correto do coração, podendo levar a hipertensão e infarto do miocárdio”, afirmou.

A educadora física Daniela Folha realizou exercícios com os presentes, mostrando a todos que o sedentarismo também é um grande vilão da saúde. Os participantes também fizeram aferição da pressão e glicemia e foram servidos com um café da manhã saudável.

Hipertensão Arterial

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável: manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos; e controlar o diabetes.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura inicia articulação com quadrilhas juninas para fortalecer o Arraiá da Capital 2026

Na pauta de encontro foram discutidas demandas das quadrilhas e diretrizes para...

Prefeitura de Palmas prorroga inscrições ao Programa Cartão do Estudante 2026

Prazo para concorrer às 600 vagas será reaberto no dia 2 e...