APARECIDA: Prefeitura e Vila Conectada promovem dia de integração com jovens indígenas

por Wenina — 28/08/2022 às 19:40 — em Cidades, Destaques, Sem categoria

A troca de experiências e conhecimento das realidades locais foi o objetivo da visita do Grupo de Jovens Indígenas Waptê Sakrêpra, da Aldeia Xerente Funil, de Tocantínia. Os convidados participaram de oficina de argila e jogos de futebol com atletas aparecidenses

Nesta sexta-feira, 26, Aparecida do Rio Negro teve uma visita especial, de 23 jovens integrantes da Aldeia Funil, do povo indígena Xerente, de Tocantínia. A visita foi promovida pelo Projeto Vila Conectada em parceria com a Prefeitura de Aparecida, por meio da Coordenação de Cultura e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

O dia de integração com o grupo Waptê Sakrêpra começou com um café da manhã na sede da Vila Conectada. Em seguida os convidados visitaram a Escola Estadual Meira Matos. Já no período matutino os jovens participaram de uma oficina de argila, conduzida pela coordenadora de Cultura do município, Marize Macedos.

Visita


A visita ocorreu a convite da idealizadora do Projeto Vila Conectada, Andréia Souza Van Halst, que esteve na Aldeia Funil, em Tocantínia, há cerca de um mês. “Quando contamos a eles sobre o nosso projeto da Vila Conectada houve um grande interesse por parte dos jovens em conhecer também a cidade, então intermediamos esse momento de integração com os moradores daqui. Isso é bom para que eles saiam do polo deles, gerando novas possibilidades, uma troca de experiências muito rica para todos”, disse.

Andreia Brudi Xerente,

A indígena Andreia Brudi Xerente, 22 anos, é coordenadora do grupo e afirmou que os integrantes precisam de maior incentivo para ter interesse pela própria cultura. “O nosso grupo pretende valorizar as nossas culturas e tradições Xerente, incentivando os jovens a se interessarem para que não percamos essas práticas. Após os contatos dos nossos jovens com os não indígenas muitos foram perdendo vontade de gostar das nossas tradições, e por isso esse dia está sendo muito bom, uma oportunidade de viver novas experiências e trazer um pouco do nosso conhecimento à cidade, comentou.

Durante a oficina de argila foi trabalhada a técnica de impressão utilizando a folha na argila, relacionando os desenhos com a natureza, como explicou a coordenadora Marize. “Foi um troca de experiência incrível e enriquecedora, conhecer a dança e a pintura corporal deles e levar também o trabalho milenar de modelar argila. Isso foi de grande relevância, uma vez que eles revelaram não ter ainda experimentado essa técnica. Esse foi apenas o início da troca de experiências que podemos realizar com as comunidades indígenas próximas ao nosso município”, disse.

Ao final da oficina os visitantes expuseram os produtos que foram confeccionados em argila e puderam também mostrar as pinturas corporais e vestimentas tradicionais dos indígenas.

Esporte


O dia foi encerrado com um momento esportivo: o Jogo da Integração, com duas partidas nas modalidades masculina e feminina, no Estádio Municipal Kédson Barros. Os times foram formados pelos indígenas que disputaram contra os atletas aparecidenses.

A finalidade foi proporcionar maior conexão entre os visitantes e os jovens do município, levando a oportunidade de melhor convivência e conhecimento através do esporte, como explicou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Ricardo Carvalho. “Parabenizamos essa linda iniciativa da Vila Conectada e tivemos ótimos jogos, sendo também uma oportunidade aprendizado para o nosso município”, comentou.

Na partida masculina a equipe campeã foi a anfitriã, com o placar de 3×1. Já na modalidade feminina as mulheres indígenas foram as vencedoras por 5×1. Os times vencedores foram premiados com R$ 250, enquanto os segundos colocados receberam R$ 150.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Mateiros entrega kits de proteção individual para agentes da Saúde

Profissionais da linha de frente recebem kits completos para proteção e melhoria...

SANTA TEREZA: Prefeita Eliene assina ordem de serviço para construção de nova UBS

Obra será realizada com recursos do PAC e com contrapartida do município;...