Artesãs desfilam cultura e tradição em passarela no Povoado Mumbuca

por Wenina — 13/09/2022 às 12:42 — em Cidades, Destaques, Sem categoria

Biojoias, mandalas, bolsas, objetos de decoração e outros itens foram utilizados pelas próprias artesãs e quilombolas da comunidade durante desfile na Festa da Colheita

Mumbucanos de todas as idades deram um show de beleza na passarela na noite deste sábado, 10, durante a Festa da Colheita do capim-dourado. Com um ambiente repleto de itens decorativos, tapete vermelho e arquibancadas lotadas, os modelos e as artesãs demonstraram o amor pelo artesanato com estilo, alegria, brilho nos olhos e riso no rosto.

O evento foi iniciado com as boas-vindas da presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, Railane Ribeiro, que apresentou os modelos. Os anfitriões da festa desfilaram na passarela além de beleza, alegria, história, cultura e tradição.

O desfile foi acompanhado pelas autoridades que estiveram presentes, como o prefeito de Mateiros, Pastor João Martins e primeira-dama Mariene Tavares, prefeito e primeira-dama de São Félix, Carlão e Ivete Pereira, o diretor de relações institucionais da Energisa, Alan Kardek, a responsável pelos projetos do Sebrae no Jalapão, Admary Monteiro, além de secretários e vereadores.

O prefeito Pastor João comemorou o sucesso do evento ressaltando a importância da cultura local. “É maravilhoso ver tantas pessoas aqui prestigiando a nossa cultura, que está sendo incentivada com esse desfile e teatro, em que a população conta a história dessa comunidade. Muita gente de outras localidades vem, trazendo ao município alegria. Esse brilho do nosso desfile não existe em nenhum outro lugar do mundo”, comentou.

Desfile

As primeiras modelos a desfilarem no tapete vermelho foram as crianças. As princesas do capim-dourado, Eloá, 4 anos, e Ana Beatriz, 5 anos, se apresentaram de branco e fizeram a abertura com muito charme, esbanjando beleza na passarela. Mais de 20 crianças da comunidade desfilaram usando vestidos com detalhes em capim-dourado e em diversas cores, como o azul, vermelho, dourado, rosa, amarelo, lilás e preto.

Os looks foram confeccionados especialmente para o evento pela designer Yara, do ateliê Amor de Vó. A profissional passou quase três meses costurando as peças. “Esse é o terceiro ano que faço os vestidos com muito amor, foi uma iniciativa que pensei em fazer para ajudar as meninas, algumas mulheres também da comunidade. Só em ver a alegria delas não tem preço que pague. Os vestidos ficam para elas e são feitos com muito carinho”, disse a moradora.

O desfile das artesãs também foi um dos mais aguardados. A abertura foi com a líder da comunidade, Noemi Ribeiro, Doutora, famosa por sua alegria contagiante. A modelo passou portando uma peça fabricada por dona Miúda há mais de 20 anos, juntamente com o neto da matriarca, Ismael.

Dona Santinha mostrou que sabe desfilar e utilizou até sandália da palha de buriti e o tradicional cofo, também feito da palha. As modelos tiveram até trilha sonora especial com uma música que teve as vozes das artesãs remixadas, entoando o refrão do capim-dourado, deixando o momento ainda mais especial e emocionante.

O desfile masculino contou com trajes elegantes, chapéus em capim-dourado e a viola de buriti. Já as jovens da comunidade portaram biojoias e acessórios artesanais que deram o brilho aos looks.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

PALMAS: Prefeito em exercício pastor Carlos Velozo reúne secretariado, retoma entrega de praças e pede tranquilidade

Reunião aconteceu na manhã desta segunda, 30 Descrição: Reunião aconteceu na manhã...

Cafundó do Brejo e Matutos da Noite levam principais prêmio do Arraiá da Capital de 2025

O Arraiá da Capital de 2025 chegou ao fim depois de muita...