Prefeitura de Rio Sono cria Área de Proteção Ambiental Municipal

por Wenina — 21/09/2022 às 09:16 — em Cidades, Destaques

A unidade foi criada com o intuito de diminuir os impactos da ação humana na natureza e elevar os índices de pontuação no quesito ambiental do município

Localizada em um ponto estratégico da região rural de Rio Sono, a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal criada recentemente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pretende iniciar um novo processo de uso sustentável do solo, águas e matas. A APA possui aproximadamente 32.800 hectares e pertence à categoria de unidade de conservação no uso sustentável.

De acordo com o prefeito Itair Martins, a unidade irá garantir um ambiente que seja preservado no município. “Essa iniciativa vai contribuir muito com a conservação dos rios e também será mais um quesito de pontuação para a arrecadação do ICMS Ecológico, o que também vai ajudar o município a se desenvolver e transformar os recursos em novos investimentos para os moradores”, disse o prefeito.

A APA abrange uma área distante da cidade, a cerca de 150 km, já que Rio Sono possui uma extensão territorial e expressiva quantidade de moradores na zona rural. A unidade fica localizada às margens do Rio Santa Maria, conhecido como Rio Perdido, e, entre os rios Sono e Espingarda, fazendo divisa com a cidade de Lizarda.

A secretária de Meio Ambiente do município, Nilza Lino, afirmou que será criado um conselho entre os moradores e o plano de manejo. “As propriedades terão um maior cuidado com a preservação, e além disso, áreas devastadas serão recuperadas, será um trabalho diário e com resultados a longo prazo. Foi uma determinação do nosso prefeito essa criação, e com certeza, será uma região que vamos ter o privilégio de conservar as suas margens e as águas dos rios”, comentou.

APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.

O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Palmas ganha dois novos locais de votação e amplia estrutura eleitoral para 2026

A capital já contabiliza mais de 210 mil eleitoras e eleitores. Com...