Novo balanço parcial do IBGE contabiliza mais de 1 milhão de habitantes no Tocantins

por Wenina — 02/11/2022 às 14:55 — em Estado

Quantidade de indígenas chega a 17.234, 1,4% da população. Nos quilombos, são 10.207 pessoas, 1,01% dos habitantes do estado até o momento. Mais de 6 mil domicílios se recusaram a receber os recenseadores.

As equipes do Censo Demográfico 2022 já contabilizaram mais de 1 milhão de habitantes no Tocantins. O dado representa 63,12% da população estimada do estado, conforme a terceira parcial divulgada pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1º).

Segundo o Instituto, ao todo foram contados 1.014.581 milhão de pessoas em 337.278 lares tocantinenses. Do número exato, 50,3% são mulheres e 49,7% homens. A quantidade de indígenas contabilizada chega a 17.234, 1,4% da população. Nos quilombos do estado, são 10.207 pessoas, 1,01% dos habitantes do estado.

Os dados estão sendo coletados desde o dia 1º de agosto deste ano e o balanço parcial vai até o dia 31 de outubro.

Dos domicílios que passaram pela contagem, 335.929 responderam aos questionamentos do levantamento de forma presencial, 405 pela internet e 944 por telefone.

Recusas aos questionários

Até a data do balanço, 6.657 domicílios visitados (1,71%) se recusaram a responder a pesquisa, mas o número pode mudar até o final da coleta, conforme o IBGE. Protocolos de insistência e contatos para que o morador possa agendar a visita são disponibilizados como opção para que todos sejam recenseados.

O tempo de resposta pode variar entre 5 e 15 minutos. Isso depende se a casa precisa responder o questionário básico, que tem 26 perguntas, ou o ampliado, com 77. Até o momento, 80,2% responderam ao básico e 19,8% ao ampliado.

Por causa da falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais, o Censo 2022 enfrenta desafios para completar a aplicação do levantamento em algumas regiões. Atualmente, são apenas 807 recenseadores, 58,7% das vagas disponíveis. No começo do Censo, o IGBE abriu mais de 1,3 mil vagas no estado. Diversos processos seletivos ocorreram em meio à aplicação para complementar as equipes.

A pesquisa deve continuar até dezembro no estado.

Nacional

No Brasil, foram recenseadas 136.022.192 pessoas, em 47.740.071 domicílios. Esse total corresponde a 63,77% da população estimada do Brasil.

(G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governador Wanderlei inaugura colégio militar e participa de passagem de comando da PM nesta sexta, 8, em Araguaína

Com investimento de R$ 18.037.863,23, nova unidade escolar amplia a estrutura da...

Agrotins 2026 apresenta o futuro do agro com Inteligência Artificial, genética animal e novas culturas

Novidades como microverdes, melhoramento genético e soluções práticas ampliam as possibilidades no...