Florada dos ipês traz beleza e cor para as ruas de Palmas

por Wenina — 20/07/2020 às 20:08 — em Cidades, Destaques

Apesar de ser belo, os ipês precisam que suas flores caiam por questão de sobrevivência. Árvores são típicas do cerrado.

A florada dos ipês começou! As flores coloridas que forram as rotatórias, calçadas e ruas de Palmas trazem encanto, alegria e cor para a cidade. O que para nós é deslumbrante, para as árvores, é uma estratégia de sobrevivência. É que os ipês precisam que suas flores caiam para resistir ao forte calor tocantinense.

A bióloga Silene de Oliveira é uma admiradora e não se cansa de fotografar as flores. “Tudo o que está relacionada à natureza me atrai, eu acho lindo tudo. É vida. E vida por si só já é algo que me chama a atenção”.

O encanto não é só pelo visual. Por trás da cor e da beleza, tem a luta para sobreviver. A bióloga conta que a árvore não derruba as flores por acaso, é para poupar energia nestes tempos de pouca chuva.

Além da estiagem, as flores que aparecem neste período enfrentam calor e ventania. Mas, por outro lado, encontram menos competitividade. “E como a gente observa, não tem tantas espécies em floração. O que acontece, ele vai atrair mais polinizadores para ele. Porque todo o ser vivo, o importante para ele, é a perpetuação da espécie”, explica.

O ipê se mostra forte em vários aspectos. Na ventania, a semente se espalha com mais facilidade, as flores em formato de cone atraem os pássaros.

Já a fava de bolota, muito conhecida por ser o símbolo do Tocantins, tem outra forma de atrair os polinizadores. Não é a beleza, e sim o cheiro adocicado que chama a atenção de abelhas.

“Cada planta tem um formato diferente de flor, essa á a grande diversidade que temos porque ela vai atrair os polinizadores para aquele tipo de planta. Por que já imaginou se fossem todas iguais? A competitividade seria muito grande”.

Assim a natureza mantém o encanto, mesmo no verão tocantinense.

“Se preparem, fiquem de olhos bem abertos, onde quer que vocês estejam. O tocantinense, nossos visitantes porque a nossa biodiversidade é muito rica. E nessa época, tem muitas flores que nos encantam os olhos e a alma”.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

PALMAS: Palestra na Escola Jorge Amado orienta alunas sobre prevenção ao câncer de mama

Encontro com enfermeira da UFT conscientizou alunas do nono ano sobre a...

Prefeitura de Palmas intensifica preparativos no cemitério Jardim da Paz para o Dia de Finados

Serviços de limpeza, pintura e paisagismo deixam espaço pronto para receber até...