Mateiros é a única cidade entre as 139 do TO que ainda não registrou casos da Covid-19

por Wenina — 27/07/2020 às 11:01 — em Cidades, Destaques

O Município do Jalapão é o único de todo o Estado que ainda resiste à chegada do novo coronavírus

A cidade de Mateiros, na região do Jalapão, é a única entre as 139 do Tocantins, que ainda não registrou casos da Covid-19. O isolamento e medidas rígidas no município podem ser a explicação por não ter a circulação do vírus entre a população.

Mateiros fica a 310 km de Palmas, localizada em uma região turística. Com uma população estimada em 2.684 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o secretário de saúde do município, Sinlvado dos Santos Morais, a luta contra o novo coronavírus começou logo após Palmas ter o primeiro caso, em 18 de março.

“Estamos controlando desde março. No primeiro momento fechamos para não receber turistas na cidade e suspendemos as aulas, antes mesmo do estado, que em seguida fechou o parque do Jalapão. Depois iniciamos um trabalho educativo com a população. Começamos um trabalho de monitoramento de quem sai e quem chega, entre os moradores”.

O secretário explica que outras medidas foram adotadas, como o uso obrigatório de máscara, em maio, barreiras sanitárias no centro da cidade e uma barreira social na entrada.

“Na entrada da cidade tem uma barreira social, com agentes ambientais, com uma equipe de turismo e o pessoal da secretaria de saúde. Sempre de 6h às 18h. E quem sai e retorna assina um termo de isolamento, se comprometendo a ficar 14 dias dentro de casa. Uma equipe monitora todos os dias. A van da cidade é monitorada, com quem sai e quem retorna para Mateiros. Além disso, bares foram fechados, restaurantes e comércios. Fizemos a desinfecção de todos os prédios públicos do município”, afirma Sinvaldo dos Santos.

Na cidade não há hospital, apenas uma unidade de saúde, com uma médica atendendo. O mais próximo fica em Porto Nacional, a 255 km.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Temporada de Praia 2025 é aberta neste domingo, 13, na Praia do Aconchego

Programação de shows, estrutura montada e decreto de segurança reforçam os preparativos...

Aparecida abre temporada de praia com Fest Verão 2025 neste domingo, 13 de julho

Município se prepara para receber moradores e visitantes com uma temporada de...