64 presos por atos golpistas se recusaram a tomar vacina contra a Covid

por Wenina — 18/01/2023 às 15:12 — em Destaques

Imunizante foi oferecido aos não vacinados, mas adesão não é obrigatória. Números constam em relatório da equipe médica; documento diz que 134 receberam alguma vacina na prisão.

Relatório da equipe médica do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, aponta que, dos 904 vândalos detidos pelos atos terroristas no centro da capital, no último dia 8 de janeiro, 64 se recusaram a tomar vacina contra a Covid.

O documento foi assinado pela Gerência de Serviços de Atenção Primária no complexo prisional em 11 de janeiro, mas só foi divulgado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, nesta terça-feira (17).

O relatório não indica quais vacinas foram aplicadas nesses detentos, mas detalha as seguintes condutas:

“Entre 09/01/2023 e a presente data, especificamente quanto aos bondes extras, foram acolhidos e triados 904 (novecentos e quatro) internos, destes 134 foram vacinados”, diz o documento.

O relatório não deixa claro se os outros 706 detentos que passaram pela triagem tinham esquema vacinal completo – ou se a adesão à imunização contra Covid ainda estava sendo apurada.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou que os presos não são obrigados a tomar vacina.

“É oferecida ao custodiado a possibilidade de se imunizar, sendo ofertada, dentre outras, a vacinação contra o coronavírus, sendo facultado o recebimento.”

Além das vacinas, a equipe médica do presídio ainda afirmou ter aplicado nos detentos testes rápidos para a Covid e outros testes para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. O procedimento é padrão para todos os presos.

(G1)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Ageto retorna a Novo Acordo e dá continuidade a serviços na cidade

A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) retornou a Novo Acordo...

Rio Sono vive tarde de tradição e cultura com grande cavalgada pelas ruas da cidade

Fotos: Regilan Marinho Evento reuniu centenas de cavaleiros e amazonas, autoridades e...