Após prefeituras anunciarem retorno, governo decide manter Jalapão fechado

por Wenina — 17/08/2020 às 17:41 — em Destaques, Estado

 Governo do Tocantins informou nesta segunda-feira (17) que não pretende permitir a reabertura do Parque Estadual do Jalapão, a principal atração turística do estado, após as prefeituras anunciarem datas para o retorno. São Félix pretendia retomar as atividades no dia 10 de setembro e Mateiros e Ponte Alta do Tocantins tinham programado a volta para 5 de outubro.

A Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetuc) informou que os protocolos para o retorno estão definidos desde julho, mas que no momento não há como realizar o processo de retomada.

“O Governo do Estado reitera que manterá este e demais parques estaduais fechados. O Tocantins passa por um momento de pico de transmissão da Covid-19 e considera temerário um processo de reabertura de atrativos turísticos nestas condições”, diz a nota.

A situação é exatamente inversa ao que era registrado no mês de julho. Na época, o governo estadual chegou a anunciar a data do retorno, mas foi obrigado a recuar porque as prefeituras da região disseram que não revogariam os próprios decretos suspendendo as atividades. Na época, o Governo do Tocantins afirmou que apoiava a decisão dos prefeitos.

Após o episódio, quando foram anunciar os planos de retomada do turismo para outras regiões, o governo havia decido deixar a decisão para as prefeituras de cada cidade. No Jalapão, parte das atrações é administrada pelo Estado e parte delas é particular, mas alvo de regulação por estar dentro do parque ambiental.

O governo diz que “Os atrativos do Jalapão sob gerenciamento direto do Governo do Estado só irão reabrir após uma avaliação criteriosa sobre o avanço da pandemia. Isto inclui a redução dos índices de ocupação dos leitos hospitalares específicos aos pacientes contaminados pelo coronavírus para índices abaixo de 40%”.

Entre os protocolos de saúde previstos para o retorno das atividades estão medidas como exigência prévia de exame negativo para os turistas, limitação de acesso e montagem de barreiras sanitárias. O parque está fechado desde março. (G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...