SÃO FÉLIX: Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado em ações com Idosos e Crianças

por Wenina — 31/03/2023 às 12:03 — em Cidades, Destaques

As ações ocorrem com foco em imunizar o público prioritário com a vacina bivalente contra a Covid, e levar orientações para as crianças em relação aos hábitos saudáveis

Nesta sexta-feira, 31, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de São Félix realiza ações de imunização e prevenção com idosos e crianças do município. A equipe de saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a atualização vacinal dos idosos que integram o Grupo do Serviço de Convivência e Assistência Social nesta manhã.

Já na Escola Municipal Cantinho do Céuos estudantes estão recebendo orientações sobre saúde bucal, escovação e palestra sobre alimentação saudável, além de atualização da caderneta de vacina.

A secretária municipal de Saúde, Jarla de Abreu, disse que a Secretaria juntamente com a equipe de imunização do município, tem encontrado resistência por parte da população para receber a vacina bivalente contra a Covid, e por isso a ação se faz necessária.

“Estamos trabalhando com várias estratégias de busca ativa para conseguir imunizar a população. Em parceria com Assistência social estamos conseguindo imunizar os idosos que são do grupo prioritário nesse momento, e com a Secretaria Municipal de educação estamos fazendo busca ativa nas crianças que estão com as vacinas de rotina em atraso. Também disponibilizamos uma vez por semana vacinas no Centro de Convenções para toda população, e reforçamos que a sala de vacinação na UBS fica aberta de segunda a sexta-feira”, comentou a secretária.

Saúde Bucal e Alimentação Saudável

A nutricionista Daline Dias ressaltou que a intenção é unir os temas alimentação saudável e saúde bucal, trazendo o conceito de alimentos saudáveis, que além de trazerem benefícios pra saúde em geral, também mantém os dentes saudáveis.

“Mostramos que os alimentos açucarados como refrigerantes, balas, biscoitos recheados se consumidos diariamente e em grande quantidade prejudicam e desenvolvem a doença cárie. Todos esses temas foram abordados de forma lúdica para que as crianças pudessem ter um melhor entendendo sobre um assunto tão sério e importante nessa fase da vida, pois é na infância que se formam novos hábitos e principalmente os alimentares”, ressaltou a profissional.

A cirurgiã-dentista especialista em saúde pública, Juliana Alves, enfatizou que a prevenção é essencial para a promoção da saúde bucal. “Ações como esta que estamos desenvolvendo hoje contribuem para a melhoria do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral. Trabalhamos o tema alimentação saudável com foco na saúde bucal, as crianças presentes aprenderam técnicas de escovação dental e a importância de manter uma dieta balanceada”, concluiu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

RIO SONO: Município recebe Certificado do Selo Diamante de Transparência do Tribunal de Contas

Certificação máxima foi comunicada por ofício da presidência do órgão após avaliação...

Ação integrada facilita emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para servidores de Palmas

Iniciativa realizada nesta quinta-feira, 26, agiliza a rotina dos servidores municipais e...